Araguari supera meta de cobertura vacinal para crianças de até dois anos

Nossos Municípios

O Município de Araguari superou a meta de 95% de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para crianças com até dois anos de idade. A notícia foi dada pela coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono.

Para algumas vacinas o índice foi superior a 100%. “De forma geral, conseguimos superar a meta de 95% para todas as vacinas, feito que o município não conseguia há alguns anos”, explicou Hirono.

Nesta faixa etária as crianças são imunizadas contra doenças como a pneumonia, difteria, coqueluche, tétano, meningite, poliomielite e outras. “Conseguimos superar a meta com muita luta, colaboração da equipe que realizou uma busca ativa das crianças nesta faixa etária e conseguimos conscientizar as mães da importância dessas vacinas”, disse.

Novas vacinas

Maria Lúcia Hirono contou que até o mês de março duas novas vacinas serão incluídas no calendário de vacinação. São elas a HPV que protege contra o câncer de colo de útero para meninas de 11 a 13 anos e, contra a hepatite A, para crianças a partir de um ano e menor de dois anos. “A vacina contra a hepatite A será destinada a todas as crianças a partir de um ano e menor de dois anos de idade. Já a HPV será apenas para meninas de 11 a 13 anos”, observou Hirono.

Reportagem: Ascom Araguari