Vigilância Ambiental em Saúde faz alerta sobre a prevenção em Ituiutaba

Nossos Municípios

Com o resultado do primeiro LIRAa de 2014 em mãos, CCZ pede para que a população contribua e mantenha suas residências sem focos

A prevenção contra a dengue é um dever de todos. Com o período de chuvas é necessário redobrar a atenção, para que não tenhamos transtornos com relação à dengue em nossa cidade.

Hoje os números apontam que a maioria dos focos está dentro das residências em recipientes comuns e de fácil identificação. Entre os criatórios mais comuns estão como vasos de plantas, bebedouros de animais, calhas, vasos sanitários em desuso, entre outros.

O último Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), que foi realizado do dia 6 ao dia 9 de janeiro, mostrou que o infestação predial está em 6,6%, muito elevado, se considerarmos o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 1%.

Medidas preventivas buscam combater o mosquito transmissor da dengue. Foto: Ascom Ituiutaba.
Medidas preventivas buscam combater o mosquito transmissor da dengue. Foto: Ascom Ituiutaba.

Para o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos, se cada cidadão cuidar e deixar sua residência livre de focos já estará contribuindo bastante, para que não tenhamos problemas de infestação com a dengue. “A Prefeitura de Ituiutaba, através do trabalho da Secretaria de Saúde, fará sua parte, mas precisamos da colaboração de todos para que tenhamos êxito nesta luta. Já estão sendo definidas as ações que tomaremos e, nos próximos dias, intensificaremos o trabalho”, diz Antônio Carlos.

Fica o alerta. Se você identificar nas proximidades de sua casa locais que possam se transformar em criadouros do mosquito, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500.

Reportagem: Ascom Ituiutaba