Levantamento de infestação da dengue é o menor dos últimos 4 anos em Ituiutaba

Nossos Municípios

O primeiro LIRAa de 2014 apontou um índice de infestação 6,6%, considerado Alto Risco pelos órgão de saúde

A prevenção contra a dengue é um dever de todos e, a cada Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), fica explícito que o problema dos focos e infestações está, em sua grande maioria, dentro das residências.

No último Liraa, que foi realizado do dia 6 ao dia 9 de janeiro, o índice de infestação predial está em 6,6%, muito elevado se considerarmos o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 1%.

Realizado pela Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, CCZ, o LIRAa é uma ferramenta importante para orientar os trabalhos e atuar na contenção e prevenção da doença.

Mesmo o resultado de 2014 sendo o menor dos últimos 4 anos, é considerado um índice de alto risco e deve ser tratado como tal. E neste ano, como é mostrado em outros levantamentos, os depósitos móveis como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais e calhas continuam sendo os grandes vilões.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos, ações já estão sendo estudadas para reduzir o índice e evitar problemas com infestações futuras. “Vamos definir estratégias e colocá-las em prática o mais rápido possível, para reduzir estes números, evitando que a dengue cause problemas para nossa população”, disse Antônio Carlos.

Se nas proximidades de sua casa tem locais que possam se transformar em criadouros do mosquito, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500. Seja um voluntário na luta contra a dengue você também.

Reportagem: Ascom Ituiutaba