Prefeitura de Uberlândia realiza busca ativa de estudantes da rede municipal

Nossos Municípios

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado para manter o vínculo dos estudantes da rede com a escola. Por isso, desde o início de junho, os servidores das instituições municipais de ensino têm entrado em contato com as famílias dos alunos para otimizar a adesão ao Programa Escola em Casa.

Em uma dessas ações, foi realizada uma pesquisa para verificar a relação dos alunos com o método. “Temos percebido um envolvimento importante desses estudantes nas atividades, mas queremos atingir a maior quantidade possível de estudantes da rede municipal. Por isso, temos nos mobilizado em ações para entender a situação dos que ainda não demonstraram participação”, pontuou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Em uma nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação irá iniciar, na próxima semana, uma busca ativa para alcançar eventuais estudantes que não possuem acesso ao conteúdo. Durante a ação, a pasta fará chegar aos alunos um material explicativo sobre o programa, detalhando as formas de acessar o conteúdo pedagógico, seja por meio da internet, TV ou presencialmente. No material, a pasta esclarece que as atividades compõem a carga horária mínima exigida de 800 horas para o cumprimento do ano letivo/calendário escolar.

Concomitantemente pasta segue avaliando soluções para atender cada vez mais estudantes. Em uma escola da zona leste, por exemplo, percebeu-se que dois estudantes não haviam tido contato com o material por limitações financeiras. “Nas residências onde estão morando não tinha televisão, então eles não conseguiam ver as videoaulas. 

Por isso, a comunidade escolar reuniu-se, fez uma campanha beneficente e conseguiu viabilizar dois aparelhos de televisão, antenas e conversores para doar para essas duas famílias. Agora eles estão conseguindo assistir às aulas e todas as semanas buscam as atividades e trazem os materiais que fizeram durante a semana”, relatou a diretora da Escola Municipal Estudante Mirelly Fernandes Souza Marilze, Tannús Stefani Amâncio.

‘Escola em Casa’

O programa “Escola em Casa” surgiu como um portal on-line, onde os estudantes da Rede Municipal de Ensino têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas nas escolas físicas – uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).Posteriormente, desde 1º de junho, o programa foi expandido para TV aberta, com exibição diária de videoaulas gratuitas.  Até 20 de julho, o portal obteve mais de 435 mil acessos e as videoaulas foram visualizadas aproximadamente 400 mil vezes no Youtube.

Por meio do programa, conteúdos são disponibilizados semanalmente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, acesso ao material didático, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. As escolas ficam disponíveis a pais e estudantes, servindo como mediadoras entre professores e alunos e estão abertas para retirada do material nos seguintes dias e horários:

Ensino Fundamental: terças, quartas e quintas-feiras – manhã e tarde.

Ensino Infantil: quartas-feiras – manhã e tarde.

Horários de exibição do Escola em Casa em TV aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos

Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado

Ascom Uberlândia