Prefeitura de Araguari realiza rondas para orientar moradores em situação de rua

Nossos Municípios

Desde o anúncio das medidas preventivas determinadas pelo governo federal, a prefeitura de Araguari, através da secretaria do Trabalho e Ação Social, intensificou a realização da operação de rondas nos pontos da cidade onde há maior índice de pessoas em situação de rua.

Na última quarta-feira, 15, uma nova ronda foi realizada pela equipe operacional composta por assistente social e psicóloga da secretaria do Trabalho e Ação Social, juntamente com agentes da secretaria de Políticas sobre Drogas e com o apoio dos sargentos: Humberto, Moraes e cabo Natália da Polícia Militar

A equipe percorreu as áreas de atuação do programa, orientando a população sobre os cuidados necessários para conter a disseminação do novo coronavírus. As orientações são repassadas com o intuito de redução de danos, adaptando-se a cada realidade encontrada.

“Quando encontramos pessoas na rua, nossa equipe da ronda faz o possível para que elas aceitem o acolhimento no albergue, mas infelizmente existem as que rejeitam totalmente essa possibilidade. Nesse caso, depois da orientação entregamos máscaras, álcool gel, kit de higiene, cobertores e lanche, “, explicou o secretário de Ação Social, Jorge Nicolau.

De acordo com Nicolau, o serviço de abordagem social não é uma tarefa fácil e precisa ser constante, uma vez que não existe lei que as obriguem deixarem as ruas muitos não se interessando pelo acolhimento, bem como, recusando o retorno para suas famílias e ou cidade de origem.

Durante a abordagem um estudo social de cada cidadão é realizado. Muitos deles têm família e se recusam morar com os mesmos, escolhendo a condição de rua. De posse das informações pessoais rastreamentos são feitos juntos ao banco de dados dos Programas Sociais do Governo Federal o que aponta os que já estão recebendo algum benefício. Aos que ainda não recebem a equipe técnica realiza a inserção dos mesmos, uma vez que estão além de já viveram e situação adversa, os impactos da crise da pandemia potencializa a vulnerabilidade social.

É importante salientar que pessoas que recebem ajuda em dinheiro no semáforo ou em outros pontos, não irão vislumbrar a necessidade de saírem da condição de morador de rua, pois são mantidas pela sociedade.

O prefeito Marcos Coelho (PSB) parabenizou as equipes das duas pastas e disse que agora é o momento de união. “Essas rondas são realizadas durante todo ano e agora nesse momento delicado que estamos vivendo, é primordial que elas sejam feitas com o objetivo de orientar os moradores em situação de rua para que se protejam. As rondas precisam ser constantes e o apoio da sociedade é fundamental”, ressaltou.

Ascom Araguari