IFTM de Campina Verde vai realizar projeto de pesquisa e extensão com finalidade de conscientizar a população no combate a pandemia do coronavírus

Nossos Municípios

O prefeito Fradique Gurita recebeu na manhã desta sexta-feira 05, o diretor do campus avançado do Instituto Federal do Triângulo Mineiro de Campina Verde Antônio Maximiano Neto, acompanhado do coordenador de gestão pessoal José Wilson Macedo, da coordenadora do projeto conscientização, saúde e bem estar da população de Campina Verde em época da pandemia Covid-19, Luziane Moreira dos Santos e do representante da comissão do projeto Rubens Pascoa Junior. A reunião teve como foco a apresentação do projeto elaborado pelo IFTM,  que tem por objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19, bem como auxiliar na saúde e bem estar e ainda avaliar se as medidas de distanciamento estão sendo adotadas pela população.

Também estiveram participando da reunião os secretários Túlio Fidel da Assistência Social e Anderson Ferreira de Melo da Secretaria de Saúde, que avaliaram de perto a iniciativa do Instituto, que além da conscientização, também tem por finalidade confeccionar e fornecer de forma gratuita, máscaras de tecido para população e também do tipo face-shield para os profissionais da saúde.

De acordo com os coordenadores do projeto as máscaras face-shield serão produzidas utilizando uma impressora 3D baseado no projeto HÍGIA, que consiste na produção de protetores faciais por impressão 3D para hospitais no combate à Covid-19.

Outra iniciativa do projeto é a produção de microcontroladores para construção de solução de dispenser de álcool gel automatizado, que serão distribuídos em algumas empresas de maior fluxo de pessoas e também nas repartições públicas da cidade.

A coordenadora do projeto Luziane Moreira, destacou ainda que a proposta visa a mudança de comportamento por parte da população, que atualmente se encontra bem longe do recomendado, com aglomerações de pessoas e a não utilização de máscaras.

Luziane ressaltou ainda que o projeto vai possibilitar o acesso da população mais carente a itens para seu cuidado e prevenção. Além de fornecer maior proteção aos profissionais de saúde que estão constantemente em contato com pacientes suspeitos ou infectados.

De acordo com os responsáveis pelo projeto a população da cidade será beneficiada com a possibilidade de se proteger de forma efetiva do contágio, com informações e direcionamentos seguros, além da disponibilização de álcool em gel em dispensers automáticos em pontos estratégicos da cidade.

Durante os 05 meses de duração do projeto serão produzidos 200 máscaras do tipo face-shield, 1000 máscaras de pano, 20 dispensers de álcool em gel automatizados, 200 cartazes e 1200 folders informativos sobre a prevenção e combate ao Coronavírus, além de realizar pesquisa de dados relativos ao comportamento da população durante o período de afastamento social, para tomada de decisões por parte do poder público.

Ascom Campina Verde