Número de casos de dengue reduz expressivamente em Araguari

Nossos Municípios

Nesta terça-feira, 2, o setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, informou sobre os trabalhos no combate ao mosquito Aedes aegypti, que mesmo em época de pandemia causada pela Covid-19, continua diário em residências, comércios, praças e terrenos baldios.

Conforme dados divulgados, houve redução expressiva no número de casos registrados de Dengue em comparação com o mesmo período no ano passado.

De janeiro a maio de 2019, foram registrados 2.802 casos prováveis de dengue enquanto neste ano, de janeiro até o dia 25 de abril, 109 casos foram notificados.

Sobre o LIRAa, Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, o coordenador do departamento de Zoonoses informou que houve a suspensão dos trabalhos conforme orientação do Ministério da Saúde como forma de estratégia no combate ao Covid-19.

“Desde que assumi a coordenação do setor de Zoonoses em abril de 2019 temos trabalhado sem parar e temos visto a resposta da população. Não podemos parar, temos que avançar e para isso contamos com toda a população no combate diário desse vilão, o Aedes aegypti. Essa luta é de todos nós”, destaca Guilherme Carvalho, coordenador do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

O coordenador alerta a população para tomar os cuidados necessários tanto em casa quanto no local de trabalho, em não deixar água parada. O chefe do Executivo também reforça a importância dos cuidados.

“Mesmo em época de pandemia causada pela Covid-19 não podemos nos esquecer da dengue e tomar todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Os servidores estão atuando diariamente e pedimos que a população fique em alerta e cuide da sua casa, do seu local de trabalho, mantendo-os limpos livres dos focos da dengue”, completou o prefeito Marcos Coelho (PSB).

Ascom Araguari