Serie 2013: CISTM completa 6 meses de criação e faz balanço positivo de 2013

Notícias em Destaque

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro integra a região de atenção à saúde dos municípios associados a Amvap

iconeCriado no primeiro semestre de 2013 o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM vem realizando uma serie de projetos em prol da saúde. O consórcio integra a região de atenção à saúde dos municípios associados a Amvap e tem como finalidade o desenvolvimento em conjunto, dos consorciados através de ações e serviços de saúde, em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde – SUS, inseridos no contexto da regionalização.

Constantemente o consórcio realiza reuniões e encontros para discutir pautas que definem o conjuntos de ações e iniciativas previstas pelo órgão gestor do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS/MG) para o cumprimento das metas definidas no Plano Estadual de Saúde 2012 – 2015. A finalidade é a melhoria da qualidade da assistência à saúde da população das Regiões de Saúde, definidas nos termos do Plano Diretor de Regionalização (PDR/MG).

O presidente da Amvap, Gilmar Machado e o presidente do Cistm Luiz Pedro em reunião do CISTM. Foto: Luiz Otavio Petri
O presidente da Amvap, Gilmar Machado e o presidente do Cistm Luiz Pedro em reunião do CISTM. Foto: Luiz Otavio Petri

Na reunião de novembro foi definida a destinação dos recursos oriundos do edital SES/MG 36/2013. Do valor de R$798.493 reais, cerca de R$708.500 reais foram direcionados a compra de equipamentos de saúde, sendo eles: uma esteira para teste ergométrico, um aparelho de ultrassom cardíaco, um aparelho de ultrassom radiológico, um aparelho de colonoscopia e demais acessórios. O restante do recurso ficou aplicado no subsídio aos exames, custeando os procedimentos no uso dos aparelhos adquiridos. A instalação dos novos aparelhos será feita nas cidades de Uberlândia e Ituiutaba, conforme ficou decidido na reunião.

O atual presidente do Cistm e prefeito do município de Ituiutaba Luiz Pedro Correa do Carmo foi reeleito para o cargo na gestão 2014.