Série 2013: Amvap sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Notícias em Destaque

iconeAtravés da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba receberam a primeira Conferência Intermunicipal de Cultura. Dezenas de participantes de várias cidades da região estiveram reunidas por dois dias no auditório Virgílio Galassi, na sede da Amvap no Distrito Industrial em Uberlândia. Um dos principais objetivos foi o de promover o debate sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), ferramenta que vai nortear, por um período de dez anos, a execução de políticas públicas em benefício do setor e fomento à diversidade cultural; além de analisar a cultura brasileira nos seus aspectos de identidade, memória, produção simbólica e participação social, contribuindo para a integração das políticas  públicas em prol da cultura.

A iniciativa teve o intuito de atender também a Emenda Constitucional nº 71, promulgada pelo Congresso Nacional em 29 de novembro de 2012, que acrescentou o artigo 216-A à Constituição Federal, para instituir o  Sistema Nacional de Cultura.

 Na ocasião foi eleita a Comissão Organizadora da Conferência, composta por cinco membros, sendo estes, representantes da Amvap e outros municípios participantes. Esta comissão direcionou as discussões sobre as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura abordando quatro eixos temáticos: o Plano Nacional de Cultura e Sistema Nacional de Cultura – adesão dos Municípios da Microrregião do  Vale do Paranaíba e readequação administrativa; elaboração dos Sistemas  Municipais de Cultura; elaboração dos Planos Municipais de Cultura; e os  Sistemas Municipais de Financiamento à Cultura.

1ª Conferência Intermunicipal de CUltura. Foto: arquivo Amvap.
1ª Conferência Intermunicipal de CUltura. Foto: arquivo Amvap.

Em entrevista a assessoria de comunicação da Amvap o Secretário Municipal de Cultura de Uberlândia, Gilberto Neves, destacou que a Conferência é importante porque une cidades menores da região e toda a sociedade em prol de ideias que podem virar propostas a serem debatidas e encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura e posteriormente na Conferência Nacional de Cultura. “São propostas que irão construir o Plano Municipal de Cultura que também será definido com a participação popular, no qual vamos convocar audiências públicas por setor e definir as metas,” afirmou o secretário de Cultura Gilberto Neves.

O evento foi um marco no planejamento em cultura das novas gestões que iniciaram a administração dos municípios este ano de 2013. Os pontos discutidos na conferência promovida pela prefeitura municipal de Uberlândia com o apoio da Amvap são norteadores dos trabalhos em desenvolvimento da cultura nas cidades e em toda a microrregião do Vale do Paranaíba.