Amvap conclui projeto de estação de tratamento de esgoto de Cascalho Rico

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

O departamento de engenharia da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, fez a entrega, nesta última sexta feira (08/11/2019), de projetos para construção de duas estações de tratamento de esgoto – ETE, sistema anaeróbico com o leito de secagem   para Cascalho Rico, sendo uma na cidade e a outra no Distrito de Santa Luzia. Para o Distrito de Santa Luzia foi elaborado também o projeto de Rede de Esgotos Sanitários.

Os projetos vem atender as necessidades do plano municipal de saneamento básico, que prevê a instalação de recursos de esgotamento sanitário, bem como a captação e tratamento corretos, conforme previsto nas prerrogativas da lei nacional que estabelece as diretrizes do saneamento básico, cumprindo a meta de 100% do seu esgoto tratado.

Com os projetos em mãos, o município de Cascalho Rico passa a ter todas as condições técnicas necessárias para captação de recursos junto aos órgãos competentes para a implantação, cujos valores previstos giram em torno de R$3,5 milhões.

A Amvap vem cumprindo um importante papel no desenvolvimento regional sustentável, visto a importância de projetos dessa natureza, já que a falta de tratamento dos esgotos e condições inadequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas além da degradação sendo assim a disposição adequada dos esgotos uma ação essencial para a proteção da saúde pública.

Para o prefeito de Cascalho Rico, Dário Borges de Rezende, o projeto era aguardado com ansiedade e irá atender a cidade bem como o distrito de Santa Luzia da Boa Vista. “Quero agradecer e parabenizar a equipe de engenharia da Amvap que não mediu esforços para elaborar um projeto de tão grande valia para nós. Agradecer especialmente ao engenheiro responsável, Moisés Resende Andrade, que fez um trabalho gigantesco e que vai nós dar condições de solicitar recursos na Funasa em Brasília para viabilizar a liberação de recursos e implementar esse tão sonhado tratamento de esgoto”, disse o prefeito.

Para a Amvap, mais um importante papel no cumprimento de sua missão de ser fonte de aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando o crescimento de setores como o de infraestrutura.