Reunião em Campina Verde Busca Solicitação Definitiva Para a Implantação do Sistema de Abastecimento de Água em Projetos de Assentamentos

Nossos Municípios

Aconteceu na tarde desta segunda-feira 21, no gabinete do prefeito Fradique Gurita, uma reunião que contou com a participação de representantes do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além de presidentes, vice presidentes e membros de associações de assentamentos do Município. A reunião também contou com a presença da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Laiza Cristina e do Procurador do Município Dr. João Paulo. O objetivo foi encontrar uma solução definitiva e de imediato para o projeto de implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), criado pelo INCRA para os assentamentos.

Os equipamentos começaram a chegar desde agosto de 2018 na prefeitura, porém o INCRA não conseguiu entregar todos eles. O prefeito Fradique tem buscado junto ao instituto, meios de dar andamento ao projeto. Depois de tantas idas e vindas, o Superintendente Estadual do INCRA Robson Fonzar disse na reunião que o projeto foi paralisado devido a troca de Governo tanto Estadual quanto Federal “estivemos aqui hoje com o prefeito Fradique, com os presidentes das associações de nossos assentamentos, com a presidente do Sindicato a Laiza, para tratarmos de um tema importante aqui no município, o abastecimento de água de nossos assentamentos, a gente acabou de firmar um acordo juntamente com as entidades que estiveram aqui presentes para que a gente possa legar a distribuição de água potável aos nosso assentamentos e em breve a gente vai começar a instalação das caixas de água e os canos que estão aqui na prefeitura” ressaltou Robson.

O superintendente assegurou sobre a possibilidade dos assentados arcarem com parte dos equipamentos que faltam, para sim finalizar o procedimento de instalação e exploração dos poços artesianos naquelas localidades que já possuem toda infra estrutura necessária, como energia elétrica e reservatório “iremos começar a fazer em parceria com os assentamentos em especial aqueles que já tem todos os equipamentos, que já tem poços perfurados com água, para em seguida da prosseguimento aos demais, e nesse tempo de instalação dos equipamentos iremos tentar contratar o restante dos equipamentos que faltam e quanto aos assentados vamos ajudar nas pequenas contratações e compra de equipamentos para que a gente possa avançar” assegurou o superintendente.

O projeto inicial visa atender 594 famílias em 11 dos 13 assentamentos existentes em Campina Verde, porém a ausência de alguns equipamentos não permitira atender todas elas, é o que explicou a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Laiza Cristina “foi bem tido na reunião, o superintendente falou das dificuldades e o porque ainda não fez a distribuição, e o nosso papel como entidade é estar acompanhando o processo de seleção, de parceria de decidir qual assentamento vai começar primeiro em parceria com a comitiva que foi levantada para que realmente a coisa possa acontecer” salientou Laiza.

Após algumas horas de negociação, foi firmado em ata um termo de compromisso, assinado pelo prefeito Fradique Gurita, pelo Superintendente Estadual do INCRA Robson Fonzar, pela Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Laiza Cristina e também pelos presidentes de projetos de assentamentos presentes na reunião. O termo garante ao poder público, em parceria com as associações dar seguimento ao projeto.

O próximo passo da prefeitura, será uma visita em todos os projetos de assentamentos, para averiguar quais deles estão aptos a iniciar a instalação dos canos, redes de distribuição, caixas d’água, hidrômetro, conexões e bombas, que vão facilitar o acesso a água nas propriedades rurais.

Caberá também ao Sindicato dos Trabalhares Rurais auxiliar o Município, quanto as localidades que já podem receber os equipamentos “tem até a questão de qual assentamento está mais apto a estar recebendo essa distribuição, o sindicato juntamente com a comitiva que foi levantada, a gente vai estar acompanhando, ajudando até mesmo para evitar o desgaste, o tumulto, por que a meta é atender todos, porém vai existir situações que não vai dar para atender de imediato, e o nosso papel é averiguar essas situações em parceria com a prefeitura e o INCRA” frisou Laiza.

“é a terceira vez que assumo o cargo de Superintende Regional em Minas Gerais, e em todas elas eu fiz questão de dialogar aqui com os nosso assentados de Campina Verde, falamos aqui sobre a titularização de nossos assentamentos, a regularização fundiária de nossos assentados, e caminhamos para o triênio de 2020 a 2022, rumo a titularização definitiva dos assentamentos e a regularização fundiária, para sim levar o crédito e aumentar a produção de nossos assentamentos para que o Município possa a cada dia mais contar com os seus 594 assentados, incluindo alimentos saudáveis e movimentando a economia local” finalizou Robson.

Ascom Campina Verde