Atendimentos em UBS de Ituiutaba superam as expectativas

Nossos Municípios

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba, compreendido num período dos últimos 15 meses, 48.258 pessoas receberam algum tipo de atendimento médico nos postos de saúde e Unidade Básica de Saúde – UBS do Programa Saúde da Família (PSF), instalados no município.

Estes atendimentos foram registrados em consultas, enfermagem, vacinação, coleta de preventivo, avaliação das mamas com marcação de mamografia, puericultura, pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

“Somente em consultas médicas atendemos em média 24 pessoas por PSF, de segunda a sexta-feira, sendo 12 pacientes por cada período do dia, manhã e à tarde. Lembrando que os agentes comunitários e médicos fazem por agendamento, as visitas domiciliares na área de abrangência, prestando o atendimento com maior carinho e dedicação”, explica a diretora do Departamento do PSF, Helen Cristina Bastos.

Com exceção do bairro Santa Maria, aonde a Prefeitura de Ituiutaba trabalha para normalizar e repor o atendimento médico com a contratação de outro profissional, antes fornecido pelo Programa Mais Médico, os demais  PSF nos bairros Alvorada, Noto Tempo, Pirapitinga, Camargo, Natal, Setor Norte e os três postos de saúde, Maria Vilela, Platina e Satélite Andradina a agenda de atendimento segue a rotina da normalidade preconizada pelo Ministério da Saúde.

“Para as pessoas que moram afastadas do centro da cidade, sempre é difícil sair à procura por consulta médica. Porém, no meu caso, todas as vezes que precisei, consegui o atendimento com a maior cordialidade”, relata Edson Rodrigues Araújo, 63 anos, usuário da UBS do Novo Tempo, onde foram atendidas de março de 2018 a junho de 2019, um total de 5.220 pessoas, o que corresponde à média de 350 por mês.

“Procuramos trabalhar fazendo a sintonia da equipe com a comunidade, oferecendo um conjunto de ações de saúde individual, familiar e coletiva, envolvendo a prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das pessoas”, lembra a enfermeira e diretora da UBS do Novo Tempo, Talita Oliveira Cruz. Nesta unidade são atendidas ainda, moradores dos bairros Novo Tempo II, Jerônimo Mendonça e Carlos Dias Leite.

Números dos atendimentos médicos nas demais unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) instalados em Ituiutaba e computados no ano de 2018 até o mês de maio de 2019.

Pirapitinga: 4.670

Natal: 4.670

Camargo: 6.672

Jardim do Rosário: 7.680

Independência: 5.376

Novo Horizonte: 4.933

Santa Maria: 5.286

Sol Nascente: 4.633

ASCOM Ituiutaba