Câmaras municipais se reúnem para debater o Parlamento Jovem

Notícias Gerais

Objetivo do encontro foi preparar coordenadores municipais para a edição do evento em 2014.

Representantes de diversas câmaras municipais do Estado se reuniram na tarde desta terça-feira (3/12/) na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro preparatório do Parlamento Jovem de Minas teve o objetivo de qualificar os coordenadores municipais do programa para atuarem na edição de 2014. O tema do próximo ano será “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

O encontro, que vai até quinta-feira (5/12), também buscou avaliar o programa em 2013; consolidar o modelo de regionalização e estabelecer responsabilidades dos parceiros; definir datas referentes às atividades em 2014; discutir sobre o tema escolhido; e fortalecer a metodologia de trabalho adotada, incluindo ações de gestão e comunicação.

04-12 Parlamento Jovem

A coordenadora do Parlamento Jovem de Minas em 2013, Marta Parker, afirmou que o projeto trará uma inovação em 2014. “Pela primeira vez, ele será regionalizado. Os municípios que irão participar de polos regionais estão sendo capacitados”, informou. Segundo ela, as cidades participantes serão formadas na temática do próximo ano e receberão diversas palestras com especialistas sobre o tema. As coordenadoras do Parlamento Jovem Minas em 2014 serão Fernanda Freitas e Leandra Martins.

Um dos representantes da PUC Minas, professor Robson Sávio, destacou a importância do Parlamento Jovem para a formação política dos estudantes. “Educação política para a cidadania do jovem é fundamental, principalmente quando a política é vista de forma tão negativa”, declarou. Para ele, os jovens que participam do projeto se tornam agentes políticos em suas comunidades.

O professor ainda ressaltou que o Parlamento Jovem possui um desafio para a próxima edição. “O germe plantado durante o projeto não deve ser limitado aos participantes. Os jovens devem ser multiplicadores e devem ter a responsabilidade despertar o interesse de outras pessoas”, afirmou. Robson Sávio também pontuou que a perspectiva para 2014 é bastante positiva, já que há um potencial de ampliação do projeto. “Estamos ampliando com qualidade, o que é o mais importante”, disse.

Programa estimula conscientização política

Os representantes da Câmara Municipal de Iturama (Triângulo Mineiro) afirmaram que o Parlamento Jovem teve grande importância para a formação política dos participantes. “Na nossa cidade, o projeto resgatou valores da consciência política na visão dos jovens. Além disso, despertou a atenção de toda a população para o assunto”, contou Fabíola Silva Gonçalves. Para ela, as expectativas para a próxima edição são as melhores, principalmente em relação à ampliação do programa. “O objetivo é cada vez ampliar mais, tanto em número de escolas e parceiros, quanto na capacitação de monitores”, afirmou.

Já os representantes de Ouro Preto (Região Central do Estado) destacaram o interesse dos jovens pelo Parlamento Jovem. Segundo eles, até mesmo alunos que não eram do ensino médio se interessaram em participar do programa. O evento foi divulgado em todas as rádios da cidade e motivou grande parte da população.