AMVAP faz alerta aos municípios quanto aos riscos da dengue

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Minas Gerais já é o Estado com maior índice de mortes por dengue este ano

Já foram registrados em Minas Gerais este ano 116 óbitos até o dia 8 de novembro. Este índice supera o registrado em 2010, quando um surto de dengue acabou tirando a vida de 83 pessoas em Minas. De olho no avanço da dengue a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap faz um alerta às 24 cidades integrantes para a importância da prevenção.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma portaria assinada pelo ministro Alexandre Padilha e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20/11) autoriza a liberação de incentivo financeiro para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

21-11 Alerta Dengue

A situação preocupa o Ministério da Saúde, que anunciou um repasse de quase R$ 41 milhões para ações de prevenção e tratamento de pacientes em Minas. Esse investimento é o segundo maior se comparado com os outros Estados. No total, a pasta irá liberar R$ 363,4 milhões até o fim deste ano para todas as unidades da federação.

De acordo com a Portaria, os recursos financeiros autorizados correspondem a 30% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância em Saúde. A transferência será feita de forma automática para os Fundos Estaduais e Municipais em parcela única.

O Ministério da Saúde desça ainda as cidades que estão em alerta com a doença no estado. Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba aparecem na listagem Conceição das Alagoas, Frutal, Ituiutaba, e Vazante. Já no índice de infestação satisfatória, o MS cita Araxá, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

No Brasil um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que, este ano, houve o crescimento de 96% número de mortes por dengue. Foram registrados 573 óbitos, contra 292 ocorridos em 2012.

Com informações do jornal O Tempo e da CNM