Avenida José João Dib em Ituiutaba terá ciclovia inaugurada em junho

Nossos Municípios

Ituiutaba terá inaugurada no dia 30 de junho, uma ciclovia em parte da Avenida José João Dib, beneficiando assim grande número de pessoas que utilizam a bicicleta, tanto para o deslocamento do dia-a-dia, quanto para a prática de atividade física. “Nós preparamos um projeto de viabilidade e tivemos o total apoio do prefeito Fued Dib. Já adquirimos todo o material necessário para demarcação dos espaços e queremos inaugurá-la ainda no mês de junho”, disse o secretário Odeemes Braz dos Santos.

Neste primeiro momento está sendo preparada a instalação de radares nos dois sentidos da via, com o objetivo de inibir o excesso de velocidade. “Trata-se de um projeto muito maior que a simples instalação de radares. Mesmo sem a ciclovia, já havia a necessidade de uma intervenção para reduzir a velocidade no local. Como teremos ali uma ciclovia, a colocação de redutores de velocidade seria inviável. Daí, optarmos pela colocação do radar”, disse.

O secretário municipal de Trânsito também adiantou que será feita a recuperação da sinalização horizontal e vertical ao longo de toda a avenida. “Já fizemos este trabalho em diversos bairros de Ituiutaba e agora chegou o momento de voltarmos nossa atenção para a Avenida José João Dib, que é uma das mais importantes vias de Ituiutaba e por onde passam, diariamente, milhares de pessoas”, justificou Odeemes Braz.

Segundo o secretário, ao contrário do que foi veiculado “de forma maldosa” nas redes sociais, o aparelho não está sendo instalado na madrugada ou na “calada da noite” com o objetivo de surpreender motoristas. “Durante o dia temos um grande fluxo de veículos no local, inclusive de ônibus que fazem o transporte de passageiros, e pelo incômodo que a obra provoca, pois há a necessidade de cortes no asfalto por onde passarão toda a fiação, provocando assim grande quantidade de poeira”.

O secretário também deixou claro que existe uma série de procedimentos que antecede o início de operação do radar. “Isto não acontece do dia para a noite. Estamos fazendo agora a instalação da parte elétrica que permitirá seu funcionamento. Feito isto, vamos aguardar a vinda de técnicos do Immetro, que farão sua aferição conforme a velocidade compatível naquela avenida. Antes que seja colocado em operação, deveremos ter concluída toda a sinalização indicativa, tanto vertical, quanto no solo. Por último, deverá haver a publicação desta informação em jornal impresso, com a data do seu ligamento, dando ciência a toda a população”, completou.

ASCOM Ituiutaba