Vacinação contra a gripe é reforçada no Dia da Família em escolas municipais de Uberlândia

Nossos Municípios

Além das atividades especiais desenvolvidas pela Secretaria de Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde esteve presente em parte das unidades de ensino neste sábado (18)

Hoje é o Dia da Família nas escolas municipais de Uberlândia e, dentro da programação organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde esteve presente em parte das unidades com as equipes da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de marcar o momento de encontro e interação entre famílias e escolas, a comemoração da data neste sábado (18) tornou-se uma oportunidade de reforçar a campanha de vacinação contra a gripe entre as crianças com até 6 anos de idade.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Carmelita Vieira dos Santos, que tem 512 alunos de 3 a 5 anos de idade, a programação começou por volta das 8h30. Sophie di Rei, de 4 anos, foi a primeira da receber a dose contra o vírus Influenza. “Não doeu”, garantiu a menina, que deixou o colo do pai logo após ser vacinada e ganhar um pirulito da equipe da atenção primária. Protegida, ela estava pronta para curtir o sábado com os coleguinhas.

“É um meio de proteção a mais que os pais oferecem aos filhos, então acho que vacinar contra a gripe é muito importante e ter a vacina aqui na escola facilitou bastante”, disse o pai de Sophie, o gerente de operações Sérgio Vieira Felizardo.

A auxiliar administrativo Juliana do Carmo Lima dos Santos também gostou de poder aliar o dia na escola com a imunização da filha Isabela, de 4 anos. “Cuidar da saúde é muito importante e, sendo aqui na escola, ajudou muito”, avaliou.

Além da Emei Professora Carmelita Vieira dos Santos, atendida pela equipe da UAI Tibery, houve vacinação contra a gripe nas Emeis Maria Pacheco Rezende, Zacarias Pereira da Silva, Professora Veridiana e Jean Piaget (mais anexo) no anexo da Escola Municipal Milton de Magalhães Porto, na Escola Municipal Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa e no Centro Solidário de Educação Infantil de Uberlândia.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, a aplicação de vacina contra a gripe no Dia da Família, ocasião em que também foi possível colocar em dia o cartão de vacinação de crianças, dá continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas pelas equipes da atenção primária, em parceria com a equipe de Saúde Escolar e Secretaria Municipal de Educação. Até o dia 31 de maio, quando termina a campanha nacional, os agentes de saúde continuarão percorrendo as escolas municipais com a vacina.

“É uma estratégia da Secretaria de Saúde junto com a Secretaria de Educação. Nós estamos buscando ir aonde o nosso público está. É importante ressaltar que nós queremos 100% de cobertura vacinal para essa faixa etária, uma vez que os extremos, crianças e idoso, são faixas etárias de maior gravidade, de internação e de óbito. Precisamos lembrar aos pais dessa gravidade porque não é qualquer tipo de gripe: é H1N1, H3N2 e Influenza B. Estamos aqui na escola em um momento de muita festa, mas de responsabilidade também”, disse a coordenadora.

Dia da Família

Celebrado no dia 15 de maio, o Dia da Família ganhou neste sábado uma programação especial em 43 unidades de ensino na rede municipal. Na agenda, voltada para pais e crianças, oficinas, exposição, gincanas e palestra, entre outras atividades.

“Buscamos promover um dia de interação entre as famílias e a equipe de funcionários envolvidos na vida educacional e familiar das crianças, afinal, o envolvimento de todos no ambiente escolar nos dias atuais é um componente importante para o desempenho e sucesso na aprendizagem das crianças”, declarou a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.

Marluce Francisca da Silva foi com a filha Lara Gabriela, de 4 anos, participar do evento. “A minha menina já vacinou contra a gripe, porque nessa doença não dá para confiar, mas estamos aqui para acompanhar as outras apresentações. Acho esse dia importante porque é uma forma de a gente comemorar e valorizar a família, a união, o convívio”, comentou.

ASCOM Uberlândia