Uberlândia sobe seis posições e se torna a 26ª do Brasil com maior potencial de consumo

Nossos Municípios

Segundo ranking do IPC Maps 2019, cidade tem o 2º melhor potencial de Minas Gerais e deve consumir quase R$ 20,5 bilhões em produtos e serviços

O novo relatório do Índice de Potencial de Consumo dos municípios brasileiros, o IPC Maps 2019, aponta que Uberlândia subiu seis posições no ranking nacional, avançando da 32ª posição para a 26ª no comparativo com 2018. Conforme o estudo, a cidade ocupa o segundo lugar no ranking estadual dos mercados consumidores, atrás apenas da capital, Belo Horizonte, além de estar à frente de outras 12 capitais.

Elaborado anualmente pela IPC Marketing Editora, o levantamento ainda aponta que Uberlândia deve movimentar neste ano quase R$ 20,5 bilhões com a aquisição de produtos e serviços, como alimentação, eletrodomésticos e mobiliário, dentre outras.

O IPC Maps apresenta em números absolutos a expectativa de desempenho do consumidor frente a 22 categorias de produtos, em todos os 5.570 municípios do Brasil, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. O trabalho ainda traça indicativos que permitem uma leitura mais ampla da economia, a exemplo das categorias de hábitos de consumo, faixa etária dos consumidores e perfil empresarial. (Confira aqui o levantamento).

“Mesmo diante das dificuldades financeiras, temos trabalhado para recuperar os serviços oferecidos nas áreas essenciais, bem como temos avançado na ampliação do fornecimento de água de qualidade e da estrutura de mobilidade urbana. São ações que trazem mais confiança da população e dos investidores. Logicamente, tudo isto só poderia refletir na melhora do ambiente de negócios da cidade. E a Prefeitura vai continuar atuando para ser ao menos uma facilitadora para todos”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Economia diversificada

Incentivar o empreendedorismo e a atração de negócios em Uberlândia tem sido a principal política adotada pelo governo Odelmo Leão, que em fevereiro apresentou o Invista, marca do posicionamento da administração municipal para fomentar novos negócios, com geração de empregos, fortalecimento e internacionalização da cidade, promovendo, de forma sustentável, o aumento do poder de compra da população e, consequentemente, ampliando o potencial consumidor da cidade.

“Uberlândia é uma cidade multissetorial. Além de termos um agronegócio forte, o nosso comércio e o setor de serviços se destacam. A cidade tem uma veia empreendedora pujante, com um público consumidor em crescimento, e a atual gestão tem trabalhado arduamente para fortalecer esse mercado, com foco na qualidade de vida, na geração de emprego, no desenvolvimento técnico e tecnológico e na atração de bons investimentos”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles.

ASCOM Uberlândia