Tarifa Social do Dmae está com cadastro aberto para moradores de baixa renda

Nossos Municípios

Benefício oferece isenção no valor da conta de água/esgoto; moradores de todos os bairros de Uberlândia podem procurar a Sedesth

Entre segunda (6) e quinta-feira (9), os moradores de todos os bairros de Uberlândia que se encaixam nos requisitos podem requerer o benefício da Tarifa Social do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A lei concede isenção do valor da tarifa de água/esgoto, como também da taxa de coleta de lixo. A inclusão no cadastro é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), no térreo do Centro Administrativo, das 12h às 18h.

Após o cadastro, servidores do município verificam se o morador atende aos critérios da Lei Complementar 309/03. Em caso afirmativo, ele passa a ter direito ao benefício. A medida foi criada pela Prefeitura de Uberlândia para oferecer acesso gratuito aos serviços de água/esgoto, essenciais na garantia da saúde pública às famílias carentes.

No mês passado, por meio de uma força-tarefa da Sedesth, foram cadastrados moradores dos bairros Shopping Park, Monte Hebron, Tocantins, Campo Alegre, Jardim Célia e Pequis. Eles receberam correspondências do Dmae com orientações sobre o direito ao benefício. Já nos meses de abril e maio, as correspondências da autarquia estão sendo enviadas para os bairros Canaã, Dom Almir, Esperança, Jardim Célia, Joana Darc, Lago Azul, Minas Gerais, Monte Hebron, Nosso Lar, Nova Uberlândia, Novo Mundo, Pequis, Prosperidade, São Francisco, São Jorge e São José.

Segundo a diretora financeira do Dmae, Simone Pacheco Ribeiro, a iniciativa de comunicar os moradores, assim como o processo de inclusão e concessão do benefício, visa ampliar o número dos cadastrados. “Ao aumentar o número de inscritos no benefício, podemos levar uma maior qualidade de vida a pessoas que realmente necessitam”, destacou.

Requisitos

Para conseguir a Tarifa Social, as famílias devem ser inscritas no Bolsa Família; ter renda familiar de até dois salários mínimos; consumo de água mensal de até 20 metros cúbicos; além de ligação com hidrômetro para o proprietário, locatário ou comodatário do imóvel a ganhar a isenção.

Inclusão

Para inclusão no cadastro com a possibilidade de receber o benefício, o morador que atende os requisitos deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento ou Nascimento, Carteira de Trabalho, comprovante de renda ou declaração informal de renda ou ausência da mesma e as três últimas contas de água do imóvel.

Fique atento!

O quê: Cadastro Tarifa Social do Dmae
Quem: Moradores de Uberlândia que se encaixem nos requisitos
Quando: De segunda (6) à quinta (9) (das 12h às 17h)
Local: Piso térreo da prefeitura (Av. Anselmo Alves dos Santos 600, bloco 2)

Requisitos:

– Ter renda mensal de até 2 salários mínimos
– Consumo de água mensal de até 20 metros cúbicos
– Ligação com hidrômetro para o proprietário, locatário ou comodatário do imóvel
– Ser inscrito no Bolsa Família

ASCOM Uberlândia