Descarte irregular compromete a eficácia do Programa Lixo Rural em Ituiutaba

Nossos Municípios

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – SMOSU, atendendo denúncias recebidas, constataram que estão ocorrendo irregularidades no descarte do lixo produzido na zona rural. Recentemente foram instaladas caçambas em diversas regiões, para o acondicionamento correto deste material, como parte do Programa Lixo Rural, desenvolvido pela Prefeitura de Ituiutaba. Foi constatado, inclusive, sacos de plástico com lixo doméstico deixados no chão, ao lado das caçambas.

Segundo ele, esta atitude reprovável de algumas pessoas pode prejudicar o bom funcionamento do Programa Lixo Rural, relançado em março deste ano pelo Prefeito Fued Dib, atendendo a reivindicação de um grande número de moradores da zona rural do município, que conviviam com o lixo deixado no chão e, consequentemente, com a possibilidade de contaminação do meio ambiente e até mesmo de animais domésticos.

“Desde aquela época, mudamos a logística de coleta deste material, prevendo que sua destinação fosse feita corretamente, dentro das caçambas e podendo ser feita apenas pelo recolhimento da caçamba cheia por uma outra vazia, deixada no local. Mas quando o material é jogado no chão, demanda mais pessoal e até mesmo a utilização de maquinário”, alertou o secretário de Obras, Vicente de Paula Fontoura.

Em dois locais, situados as margens da BR-365, no sentido Gurinhatã, funcionários da Prefeitura, tiveram dificuldades para realizar o habitual recolhimento do lixo. A maioria dos dejetos estava fora das caçambas, resultando em um trabalho demorado, improdutivo e de grande risco à saúde dos servidores.

“Quando chegamos, constatamos que havia várias sacolas grandes, completamente cheias de lixos, provavelmente tirado de alguma limpeza realizada em propriedade próxima. O Programa Lixo Rural é inovador e tende a crescer, mas para dar certo, tem que haver racionalidade e colaboração das pessoas moradoras dessas áreas, pois são elas as principais beneficiadas”, concluiu o secretário Vicente Fontoura.

Semanalmente, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, faz o recolhimento das caçambas com lixo, em diferentes pontos da Zona Rural. O material é levado para o aterro sanitário, onde é pesado e separado para o destino final adequado.

ASCOM Ituiutaba