Campanha de Desarmamento Infantojuvenil atende mais de 2 mil alunos em Uberlândia

Nossos Municípios

Cultura de paz foi um dos temas abordados pela Prefeitura de Uberlândia e PM nas escolas

A edição 2019 da Campanha de Desarmamento Infantojuvenil chegou ao fim nesta segunda-feira (15) após percorrer diversas escolas e beneficiar mais de 2 mil alunos. As atividades foram promovidas desde o dia 1º de abril pela Prefeitura de Uberlândia e Polícia Militar (PM). O evento de encerramento foi realizado no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e contou com a presença de diretores de escolas e uma palestra sobre a cultura da paz e a resolução pacífica dos conflitos.

“Neste ano, somente a equipe da Prefeitura atendeu mais de 970 alunos. Tivemos ainda as atividades da Polícia Militar, que contemplaram mais de mil estudantes. Desta forma, beneficiamos um número maior de crianças do que imaginávamos inicialmente”, disse o secretário municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Emerson Aquino. Ao todo, a equipe municipal visitou as escolas municipais Professora Carlota de Andrade Marques, Hilda Leão Carneiro, Professora Olga Del Fávero e Leôncio do Carmo Chaves.

Os coordenadores da campanha também incentivaram o diálogo, o respeito, a autoestima e a convivência pacífica. “É preciso refletir sobre o mundo atual e o que estamos fazendo para que ele melhore cada vez mais”, disse o cabo da PM, Daniel Vítor, ministrante da palestra. Ele destacou a importância das parcerias na realização dos trabalhos de prevenção e o trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela PM e que, em 2018, atendeu mais de 4 mil estudantes.

Homenagem

Durante o encerramento da campanha foi feita uma homenagem ao psicólogo José Jonas de Lacerda Dias, que fazia parte da equipe da Secretaria de Prevenção às Drogas. Considerado uma pessoa pacifista e altruísta, José Jonas faleceu em fevereiro deste ano, aos 54 anos de idade. “Ele foi um dos maiores incentivadores das campanhas anteriores. Era um homem da paz e que amava o que fazia, por isso não podíamos deixar de prestar esta homenagem”, disse a coordenadora de Prevenção às Drogas, Viviane Alves, após exibir um vídeo com imagens do colega de trabalho para o público que contava com familiares do psicólogo.

ASCOM Uberlândia