Ituiutaba pode integrar rede de tratamento oncológico

Nossos Municípios

“No que depender de mim, enquanto prefeito desta cidade, Ituiutaba terá sim um Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, que atenderá não apenas o nosso município, mas todas as demais cidades do Pontal do Triângulo Mineiro”, afirmou Fued Dib. Esta declaração foi dada ao final de uma reunião que aconteceu na semana passada e contou com a participação de três secretários, nove vereadores de diversos partidos e do superintendente do Hospital Hélio Angotti, Felipe Toledo Rocha.

O prefeito Fued Dib defendeu que a instalação de uma unidade de tratamento oncológico em Ituiutaba, que iniciaria como um centro de diagnóstico e podendo chegar a prestar outros atendimentos a partir da manutenção e estabelecimento de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) no Município, com alcance das microrregiões de Saúde de Ituiutaba, Iturama e Frutal.

“Muitas vezes os pacientes aqui da nossa região são submetidos a viagens longas e desconfortáveis, até os centros de tratamento como Uberlândia, Uberaba ou Barretos, para a realização de procedimentos simples que poderiam ser feitos em Ituiutaba mesmo. Ao avançarmos com este convênio com o Hospital Hélio Angotti, toda a nossa região terá muito que comemorar”, disse o prefeito.

O primeiro passo neste sentido foi dado esta semana pelo prefeito, com o encaminhamento à Câmara Municipal, de um Projeto de Lei que autoriza o Município a celebrar convênio com a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (Hospital Hélio Angotti) e à realização de despesas de até R$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais) com a implantação do Centro de Prevenção e Controle de Câncer (Cenpre Saúde).

O Projeto de Lei que encaminha a celebração de convênio de cooperação técnica entre o Município e o Hospital Hélio Angotti, deu entrada na Câmara Municipal na última semana e foi encaminhado ás comissões competentes e retornou à Mesa Diretora que o colocou na pauta desta segunda-feira. “Nossa expectativa é bastante positiva, no que diz respeito á aprovação deste projeto de lei por parte dos vereadores que compõem o Poder Legislativo de Ituiutaba”, concluiu Fued Dib.

ASCOM Ituiutaba