Prefeitura de Uberlândia será a primeira do país a capacitar professores junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro

Nossos Municípios

Parceria pioneira garantirá formação sobre esportes paralímpicos a servidores da rede municipal de ensino e da Futel

A Prefeitura de Uberlândia será a primeira do Brasil a oferecer capacitação desenvolvida pela maior entidade de esporte paralímpicos do país aos professores de Educação Física da rede municipal de ensino e da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde de sexta-feira (29), um acordo de cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para viabilizar a parceria institucional.

A assinatura ocorreu no Centro Administrativo Municipal. A medida vai beneficiar diretamente mais de 2.300 alunos com atendimento especializado na rede municipal de ensino. Ao todo, serão capacitados 270 servidores, sendo 217 professores da rede municipal e 53 da Futel.

A capacitação elaborada pela CPB por meio de um curso ensino à distância (EaD) específico para ministrar esportes paralímpicos é denominada ‘Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte’. “Temos em Uberlândia grandes nomes do esporte paralímpico e precisamos trabalhar isso cada vez mais dentro das escolas. Portanto, trata-se de uma política inclusiva, em que vamos avançar capacitando nossos servidores para que eles estejam aptos a atender a todos nas nossas escolas”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

“A Prefeitura de Uberlândia sempre foi parceira de primeira hora do esporte paralímpico. Nós tivemos a oportunidade na primeira gestão do governo Odelmo de criar um setor na Futel voltado ao desporto, o que fez com que as modalidades se fortalecessem e atingissem outro patamar. Hoje Uberlândia possui técnicos, fisioterapeutas e atletas que são campeões na seleção brasileira. Então, nada mais justo que a cidade fosse a primeira a capacitar 100% dos professores do esporte e da educação por meio do CPB”, disse Alberto Martins da Costa, diretor técnico do CPB.

Marco inicial

O marco inicial do trabalho ocorreu ainda ontem (28 de março) no auditório do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), com um encontro com professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação e da Futel. Na oportunidade, foi apresentado o curso, bem como a participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos Tókio 2020 e nos Jogos Parapan-Americanos em Lima (Peru) ainda em 2019.

“Essa é uma parceria fundamental que vai preparar ainda mais os nossos profissionais a utilizarem o esporte para exercer uma educação inclusiva”, disse a Secretária de Educação, Tânia Maria de Souza Toledo.

Ainda como um dos passos iniciais pela parceria, neste sábado e domingo (31 e 31), 704 alunos de escolas municipais vão ter a oportunidade de presenciar a 3ª Fase Regional do Circuito Loterias da Caixa de Atletismo e Natação 2019, que ocorre no Sesi Gravatás.

Como funciona

O curso já foi lançado na plataforma do ACA-MEC dia 25 de fevereiro e deve ser iniciado de imediato em Uberlândia. O acesso poderá ser feito por computadores, celulares ou tablets pelo site https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico/. Professores interessados também podem ter acesso ao link pelo Portal da Prefeitura.

Ministrado em todo o país, a capacitação tem por objetivo qualificar professores de todo o Brasil a incorporarem o conteúdo ao planejamento de suas aulas. Com carga horária de 40 horas, as aulas são divididas em quatro módulos: História do esporte paralímpico e sua estrutura; Deficiências elegíveis; Aspectos gerais da classificação esportiva; e Como o esporte paralímpico pode ser introduzido na escola.

ASCOM Uberlândia