Prefeitos celebram a criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CIDES

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Finalidade é o desenvolvimento regional sustentável com ações e serviços na gestão e execução de políticas públicas

As 24 cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) passarão a compor um consórcio de apoio ao desenvolvimento sustentável. A decisão foi firmada na manhã desta quarta-feira (30/10) em assembleia na Câmara Municipal de Monte Carmelo, a 107 km de Uberlândia.

Trata-se do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, que vai traçar projetos para as áreas de meio ambiente, resíduos sólidos e energia. É a partir dele que os municípios terão suporte para manutenção dos serviços de iluminação pública. Os ativos serão de responsabilidade das prefeituras a partir do próximo ano, de acordo com resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

31-10 Amvap Consorcios

Para a gestão do Cides foi eleito o prefeito de Ituiutaba Luiz Pedro Correa do Carmo, como presidente e a prefeita de Tupaciguara Edilamar Novais Borges, como vice-presidente.

O foco do novo consórcio está na captação, introdução e consolidação de novas tecnologias que possam promover o desenvolvimento regional sustentável, observando a vocação de cada município integrante. O apoio às cidades irá fomentar o intercâmbio entre os associados, partilhando assim experiências e informações ligadas às boas práticas de gestão dos recursos públicos.

“Esta é uma iniciativa que vem agregar auxilio para os gestores da nossa região e estamos justamente tentando mostrar para os municípios que, não importa se ele é grande ou pequeno, os problemas dos prefeitos são os mesmos e então nos temos que trabalhar juntos pra poder realmente solucionar”, disse o Presidente da Amvap e Prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.