Selecionados os finalistas do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM

Notícias Gerais

Com recorde de inscritos e alta qualidade técnica das práticas apresentadas, a etapa de seleção dos projetos do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal foi encerrada nesta quarta-feira (27). A comissão de avaliação da premiação, promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), analisou os 119 projetos inscritos, de 65 municípios, nesta edição de 2019. Como prevê o edital, três projetos de cada eixo são selecionados, sendo nove se classificando para a etapa final.

De acordo com a equipe técnica responsável pela seleção dos inscritos, “a avaliação é de uma prática inovadora e de sucesso e não da gestão municipal como um todo. Destacamos, ainda, que a avaliação foi feita de forma conjunta com os parceiros de cada eixo”.

Neste ano, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM englobou três eixos temáticos: Gestão da Saúde, Gestão Administrativa e Gestão da Assistência Social. Cada prefeitura mineira inscrita pôde concorrer com práticas em todos os eixos temáticos apresentados. Esta edição foi recorde o número de projetos inscritos (119).

Os finalistas

Eixo Gestão da Saúde

  • Coronel Fabriciano – Corujão da Saúde.
  • Guidoval – Vida Saudável.
  • Uberaba – Farmácia Solidária – Acesso a Medicamentos, Cidadania, Proteção Ambiental e Economicidade.

Parceiro: Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – Cosems/MG.

Eixo Gestão Administrativa

Itabira ؘ–  Itabirahub – 1º Coworking Público do Sudeste do País.

Ouro Branco – Aplicativo Interativo de Ouvidoria Municipal: O Gabinete do Prefeito ao Alcance de Todos.

São Sebastião da Bela Vista – Programa Municipal Bela Vista Crescendo com Você.

Parceiro: Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado De Minas Gerais – TCEMG.

Eixo Gestão da Assistência Social

Andradas – Projeto Colcha de Retalhos.

Governador Valadares – Colônia de Férias na Praça.

São Geraldo – Nutrindo Esperança.

Parceiro: Sedese e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

Na segunda etapa da avaliação dos concorrentes ao Prêmio, a equipe visitará os municípios selecionados no período de 1º a 30 de abril, para avaliação dos projetos nos municípios em que estão sendo executadas as ações. Nas visitas, a comissão avalia a prática do projeto inscrito, a relevância social da ação, entre outros quesitos discriminados no edital.

Sobre o Prêmio

As prefeituras de Minas Gerais que inscrevem suas iniciativas inovadoras no Prêmio garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades. Promovido pela AMM, a premiação está na nona edição e tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras.

O Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal. “Queremos promover nova cultura, que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal”, ressaltou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Os vencedores de cada eixo serão conhecidos no 36º Congresso Mineiro de Municípios, no dia 14 de maio, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Durante o Congresso, os nove finalistas terão espaços exclusivos para exposição de suas práticas. Saiba mais aqui.

A equipe da AMM entrará em contato com os municípios selecionados para agendamento das visitas técnicas.

Portal AMM