Programa Minas Leite deve atingir 1,3 mil propriedades em 2013

Notícias Gerais

Resultado é possível devido à ampliação de parcerias da Emater-MG com empresas e instituições privadas para o fortalecimento das ações de apoio à produção

O Programa Minas Leite, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), deve alcançar em 2013 o atendimento a 1,3 mil propriedades estabelecimentos de agricultura familiar do Estado. “Esse número ultrapassa em 12,4% o registrado no primeiro semestre, pois havia 1.157 propriedades cadastradas”, informa o coordenador do programa pela Secretaria, Rodrigo Puccini Venturin.

Os resultados foram favorecidos pela ampliação das parcerias com empresas e instituições privadas para o fortalecimento das ações de apoio à produção de leite nas pequenas propriedades. Segundo Venturin, as parcerias são feitas com prefeituras, cooperativas, sindicatos, associações de produtores rurais e laticínios. “Todos os municípios com instituições parceiras do Minas Leite devem ter escritório local da Emater, que coordena as ações do programa,” explica.

Ele ainda diz que os parceiros do Minas Leite incluem técnicos de seus quadros nos trabalhos para o desenvolvimento das propriedades. Além disso, contribuem para a promoção dos encontros dos produtores e outras iniciativas com o objetivo de fortalecer a atividade leiteira e a difusão do programa.

Ênfase em boas práticas

Os produtores cujas propriedades recebem assistência do Minas Leite são orientados para utilizar tecnologias simples e de baixo custo, voltadas para a melhoria da produtividade. As boas práticas contribuem para o aumento da qualidade do produto de maneira sustentável e, como consequência, podem gerar elevação da receita.

Desde a criação do Minas Leite, em 2006, o acompanhamento permanente das atividades das fazendas de produtores familiares, pelos técnicos da Emater- MG, gerou entre outros benefícios a melhoria dos índices de eficiência da mão-de-obra. O programa busca identificar as características das regiões leiteiras do Estado para possibilitar a agregação de conhecimentos que devem melhorar a produção e tornar o produto mais competitivo.

Os produtores interessados em aderir ao Minas Leite devem se dirigir a uma unidade da Emater e comprovar a sua condição de agricultores familiares.