Equipes de saúde executam ações de prevenção à tuberculose em Uberlândia

Nossos Municípios

Orientação e a busca ativa junto à comunidade marcam a celebração do Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Para ampliar ainda mais o acesso à informação e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da tuberculose, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde constantemente reforçam as orientações sobre a doença com a população, por meio de palestras e atividades nas unidades. Nesta terça-feira (26), das 7h30 às 10h30, as equipes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dom Almir e Jardim Sucupira realizarão um bate-papo temático com a comunidade.

Segundo uma das enfermeiras responsáveis pela unidade, Leila Barroso, a informação sobre a doença é fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento. “Vamos abordar com os pacientes que estarão na sala de espera sobre o que é a doença, como prevenir e que tem tratamento e cura. Também vamos aproveitar o momento para abordar pacientes que apresentam os sintomas respiratórios, além de oferecer medidas de peso e altura. Sem contar as  orientações individuais após o bate-papo”, contou.

A intensificação da orientação e a busca ativa junto à comunidade marcam o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado no último domingo (24). A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle à Tuberculose, realiza iniciativas de prevenção e acompanhamento o ano todo. Em Uberlândia, no último ano foram notificados 161 novos casos – 25% a mais que em 2017.

Segundo André Luis de Moraes, referência técnica em controle da tuberculose no município, o papel da equipe da unidade de saúde é fundamental para o a identificação e controle da doença. “Os números estão dentro do coeficiente de incidência no país. Com a busca ativa, podemos garantir que os casos estão sob controle. As unidades básicas de saúde são a porta de entrada da população para o atendimento médico, por isso, as equipes precisam estar atentas aos primeiros sinais”, explicou.

Ainda de acordo com André, são registrados de 10 a 12 novos casos por mês em Uberlândia. Isso mostra que a doença não é algo do passado, como muitas pessoas acreditam hoje em dia. “Por este motivo estamos reforçando as orientações, a fim de informar a todos que a tuberculose ainda existe, pode ser evitada e o mais importante: tem tratamento e cura”, enfatizou.

Sinais e Sintomas

A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa provocada por uma bactéria que ataca os pulmões e pode atingir também os ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro. A transmissão é feita de uma pessoa a outra e o principal sintoma é a tosse (seca ou com secreção que pode ser muco ou sangue). Por isso, recomenda-se que toda pessoa que esteja tossindo por três ou mais semanas seja investigado para a TB. Febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga são alguns outros sintomas da tuberculose.

Em casos graves, os infectados podem ter dificuldade para respirar, eliminar grande quantidade de sangue, ter colapso no pulmão e ter problemas na pleura (membrana que reveste o pulmão).

Tratamento

Após diagnóstico nas unidades de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirma a cura por meio de exames.

O Programa Municipal de Controle à Tuberculose presta ainda atendimento às pessoas que tiveram contato com os doentes. Fornece exames e medicação para prevenir o desenvolvimento da enfermidade.

Participe!

O quê? Bate-papo sobre a tuberculose

Quando? terça-feira (26), das 7h30 às 10h30

Onde? Avenida Cirineu Costa de Azevedo, nº 100 – bairro Residencial Integração

ASCOM Uberlândia