Tuberculose foi o tema de palestra ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara

Nossos Municípios

Na manhã do dia 21 de março, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofertou, aos agentes comunitários de saúde, aos servidores da rede e a população, uma palestra com o tema Tuberculose, ministrada pelo Dr. Gustavo, médico da rede municipal de saúde.

A palestra teve como intuito sanar as dúvidas e despertar o conhecimento aos agentes e servidores sobre a tuberculose: sintomas, efeitos, cura, diagnóstico e a prevenção, pois ela é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lança no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

O evento teve duração de 50 minutos, foi realizado na porta da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na avenida Juscelino Kubitschek.

Segundo o Portal da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.  A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

ASCOM Tupaciguara