Programa prevê estruturar novo mapa turístico nacional

Notícias Gerais

Estruturar a oferta turística do País é o que propõe o Programa Nacional de Regionalização do Turismo. Para definir um novo mapa turístico nacional – com base em parâmetros e diretrizes – 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional serão definidos. Isso, por meio do mapeamento de 200 regiões turísticas e do envolvimento de 3.819 Municípios.

O objetivo da iniciativa é apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo no País, de forma regionalizada e descentralizada. No Ceará, um novo mapa do turismo, de acordo com as novas diretrizes foi definido. Ele mantém as 12 regiões turísticas já existentes e incluiu mais 10 novos Municípios, passando a ter 59 Municípios turísticos.

A iniciativa prevê criar ou transformar atrativos locais em roteiros turísticos. Isso, de acordo com a abordagem territorial, a integração e participação social, a descentralização, a sustentabilidade, a inovação e a competitividade. Além da capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas ao setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.

Proposta

Uma das propostas é resgatar a representação do ator municipal como agente de desenvolvimento, considerando ser ele o detentor das realidades e demandas locais, institucionaliza-se o representante regional, garante-se a permanência do interlocutor estadual como forma de fortalecer e estender a rede de mobilização.

Nesse sentido, em nível municipal as ações devem ser coordenadas pelas respectivas instituições: Órgão Oficial de Turismo do Município, Conselho e Fórum Municipal e Interlocutor Municipal.