Tupaciguara continua em alerta com a dengue e consegue reduzir o índice para Aedes aegypti

Nossos Municípios

O município de Tupaciguara está tomando todas as medidas para que fique sem dengue, zika e chikungunya. Todos os trabalhos e esforços estão sendo realizados para que nossa cidade respire sem o mosquito transmissor. No Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa – realizado no início do ano, Tupaciguara teve em 2017 – 3,5%, em 2018 – 2,9% e, agora em 2019, obteve um resultado de 2,1%.

Esse resultado é devido às ações de limpeza urbanas e da ação conjunta de todos os moradores para que não deixem água acumulada e assim evitando-se a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

LIRAa é o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti. Tem como vantagens identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município; permite, também, o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Este trabalho é realizado pelos Agentes de Controle de Endemias.

“Nos programas de controle de dengue, os índices larvários são os mais usados e compreendem um grupo constituído por várias propostas metodológicas. Os índices de infestações baseados na fase jovem do vetor são utilizados com frequência, existindo também aqueles que utilizam, como base, as informações relativas a ovos e a adultos”.

Outro destaque é o trabalho realizado pelos Agentes de Controle de Endemias, que, no ano passado, realizaram 7 ciclos e meio de tratamento focal da dengue, em visitas domiciliares, sendo que o recomendado são apenas 6 ciclos, além dos programas de prevenção em pontos estratégicos que são realizados a cada 15 dias nos lugares estabelecidos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, Tupaciguara, até o presente momento, teve 10 notificações, sendo 5 confirmadas por exame laboratorial,

4 confirmadas por critério clínico epidemiológico e 1 descartada por exame laboratorial, ou seja, 9 casos confirmados, em 2018 e, até 08 de março, foram 14 casos confirmados.

As Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, principalmente, estão empenhadas na retirada de entulhos, e já foram recolhidas toneladas e toneladas de lixo por toda a cidade, ruas, avenidas, uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes Aegypti desde o início do ano.

“A colaboração de todos os munícipes é de extrema necessidade, uma vez que estamos em guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, para em nossa cidade não ocorrerem doenças relacionadas ao transmissor. Pedimos a atenção para todos acompanharem o calendário de limpeza, a fim de que Tupaciguara fique limpa e a saúde pública seja uma construção melhor pelo poder público e por toda a sociedade, livrando-nos assim de doenças como a Dengue”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.

ASCOM Tupaciguara