Araguari intensifica ações contra o Aedes Aegypti

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Controle de Zoonoses, tem realizado diversas ações para diminuir o índice de casos de dengue e controlar o surto das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

De acordo com último LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti divulgad em janeiro, Araguari apresentou índice de 4,1%, número considerado estado de atenção pelo Ministério da Saúde. Por isso as ações de combate ao mosquito estão intensificadas, em especial nesse período de chuvas.  Os principais focos foram encontrados nas residências, confirmando a necessidade da população se envolver mais efetivamente nessa luta.

Uma nova ferramenta para combater a epidemia chegou ao Município na segunda-feira (18). Até o fim de março, o UBV pesado, equipamento conhecido como Fumacê irá percorrer os bairros com maior índice de casos prováveis de dengue, Zica e Chikungunya e lançar o produto que combate o mosquito. Além do Fumacê, o Departamento de Zoonoses realiza também palestras em escolas e em empresas, todos com o intuito de mobilizar e atuar para a redução constante das transmissões.

O Coordenador do Controle de Zoonoses, Vicente de Oliveira, falou da importância dessas ações continuadas: “Todo o trabalho de educação junto à população intensifica o resultado positivo. A população, aos poucos, vai se conscientizando. É preciso que todos fiquem vigilantes para não dar trégua ao mosquito,” salientou.

O Secretário de Saúde enfatizou que a participação da população é de suma importância no combate ao Aedes Aegypti. “O combate às doenças transmitidas pelo mosquito é um empenho coletivo, sério e que deve ser realizado todos os dias. Pedimos aos moradores que recebam os agentes de combate a endemias em suas residências e também ao perceber a presença do Fumacê que possam abrir portas e janelas para um efetivo combate ao mosquito”, disse Guilherme Afonso.

“Que possamos cada um fazer a nossa parte, falando também com amigos e vizinhos, tomando conta do quintal, do terreno, limpando calhas, e todos os possíveis criadouros do mosquito. Quem ganha somos todos nós”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.

ASCOM Araguari