Palestra em Uberlândia conscientiza servidores sobre saúde emocional

Nossos Municípios

Atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Administração e faz parte das atividades alusivas ao Janeiro Branco

Viva as Emoções. Esse chamado foi feito, principalmente, a 125 servidores municipais que participaram de uma palestra alusiva ao Janeiro Branco, que aconteceu no Centro Administrativo nessa quinta-feira (31). Com inscrições gratuitas, os colaboradores de todos os setores, diretos e indiretos da prefeitura, foram convidados a tirar uma tarde para olhar para si mesmos e cuidar da saúde mental.

O evento, de iniciativa da Secretaria Municipal de Administração, por meio do Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal da diretoria de Gestão de Pessoas (NSDP/DGP), é uma parceria com a Campanha Janeiro Branco, realizada por um grupo de psicólogos da cidade. “Nós nos sensibilizamos porque trabalhamos diretamente com os servidores e percebemos que eles vivem situações muito conflitantes, onde no dia a dia, com tanta correria, acabam perdendo a essência do que é importante”, comentou Neiva de Fátima dos Santos, diretora de Gestão de Pessoas.

Palestra mostra a importância do Janeiro Branco

O assunto foi abordado pelas palestrantes Marema Pereira Benfica, psicóloga do DGP, e Luciana Pires Corrêa Neves, psicóloga convidada, voluntária do Janeiro Branco. Em um primeiro momento, foi abordado sobre o que é a iniciativa. Após isso, as psicólogas trataram sobre o tema “Viva as Emoções”, explicando o que são, como elas podem afetar o corpo, como lidar e expressar as emoções.

“A cada 40 segundos no mundo, segundo a OMS, uma pessoa tenta ou consegue o auto-extermínio, então é um assunto muito urgente. A gente trabalha com saúde mental o tempo inteiro e precisa contar para as pessoas que elas têm opções, elas podem ser ajudadas, elas podem se cuidar”, disse Neves.

Vivendo as emoções

Lidar com as emoções é lidar com a vida e os servidores puderam presenciar isso no evento. Ao final da palestra, foi realizada uma dinâmica com os participantes, onde através de balões puderam compartilhar o que sentiam. “Colocamos uma mensagem dentro do balão para cada um poder compartilhar com o grupo todo e receber essa mensagem, essa emoção do outro. Estouramos o balão para mostrar que precisa fazer uma sujeira para conhecer a si mesmo, mas que depois a gente vai limpá-la, assim como fazemos com o emocional”, contou Marema.

Olhando para dentro

A auxiliar administrativa geral Nilda Claudino Alves Vieira compareceu ao evento a convite de um amigo, para se preparar para ingressar na terceira idade. Prestes a aposentar, ela completa 60 anos em 2019 e tenta cuidar do corpo e da mente. “Sempre digo que quero começar uma vida nova aos 60 e acho que o primeiro passo seja esse. É o primeiro convite que recebo nesse crescimento, que é trabalhar a saúde mental. Eu acho que o conhecimento nessa área vai ser muito favorável para mim”.

Reinaldo Alves da Silva, engenheiro de segurança do trabalho, também pensa em se cuidar. “A saúde é um completo bem-estar físico, mental e social. A saúde não é só ausência de doença. A gente tem que entender isso. Saúde mental é você se recuperar dos seus problemas sem precisar de remédio, com as suas próprias forças. Nessa palestra a gente aprendeu um pouco a como fazer isso”.

Programação do Caps-AD

Até sexta-feira (1), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps – AD) promove atividades com os pacientes que são acolhidos pela unidade. A partir de 14h, serão realizadas atividades artísticas e expressivas e com a participação dos familiares.

ASCOM Uberlândia