Araguari faz recomendação à comunidade para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Nossos Municípios

Diante da incidência de casos de dengue no município, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, solicita que todos os araguarinos se unam ao combate ao mosquito Aedes aegypti, que teve sua maior incidência em criadouros nos quitais dos imóveis da cidade, conforme apontou o LIRAa apresentado na semana passada.

O LIRAa apontou que os números emitidos pela Organização Mundial da Saúde apontam que menos de 1% não demonstra riscos, o número de 3,9% médio risco e 4% acima auto risco. E neste momento Araguari apresenta 4,1% de risco.

O Secretário Informou que os serviços com Agentes de Zoonoses vêm sendo realizado em todos os bairros e região central de Araguari. E quando um caso da doença é confirmado o trabalho é intensificado na residência da pessoa infectada.

Na entrevista, Guilherme Afonso falou que o maior problema enfrentado pelas equipes de combate à dengue está dentro das próprias residências. “Muitas pessoas dificultam a entrada dos agentes, e são nas residências que estamos encontrando o maior índice de reprodução do mosquito Aedes aegypti. É preciso que se conscientizem que o problema atinge todos, não adianta o agente entrar em uma residência e ficarem duas ou três sem ser verificadas”, destacou o Secretário.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) citou a importância do serviço da Secretaria de Saúde no combate aos vetores do mosquito. “A luta precisa ser de todos nós. Os agentes estão munidos de recursos para impossibilitar a criação do mosquito, mas, para isso, é preciso que toda comunidade abra suas portas para que o trabalho necessário seja feito”, disse o Prefeito.

ASCOM Araguari