Secretaria de Saúde de Araguari inicia atividades alusivas ao “Janeiro Branco”

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde iniciou na terça-feira (15) as atividades alusivas ao Janeiro Branco. Em alguns municípios essa campanha é lei e faz parte do calendário de  comemorações municipais.

O Janeiro Branco é mês dedicado aos cuidados em saúde mental.  Idealizado pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco surgiu como ideia em novembro de 2013, quando, deitado em sua cama olhando para o branco do teto, projetou seus desejos e expectativas em relação ao ano seguinte. Inspirado pela Campanha Outubro Rosa que havia acontecido em 2013, ele colocou a pensar em como criar um movimento para as pessoas pensarem em suas saúdes mentais, emocionais, comportamentais, relacionais e existenciais. As atividades foram iniciadas com uma reunião realizada no CAPAS – AD entre os profissionais de Araguari e dos outros 7 municípios do Triângulo Mineiro que são pactuados para atendimento a Saúde Mental.

A reunião foi idealizada pela Coordenação em Saúde Mental de Araguari que apresentou o tema: Saúde Mental em Foco: A importância de cuidar do cuidador. Esse tema aponta a necessidade de proporcionar saúde e equilíbrio mental aos profissionais da saúde, para que eles possam oferecer um resultado satisfatório em seu trabalho. Nessa perspectiva, foram sugeridos meios para proporcionar o equilíbrio e a saúde aos profissionais. Entre eles estão: criar indicadores para avaliação de desempenho dos profissionais, efetivação de um plano de carreira satisfatório, criação de um núcleo de saúde do trabalhador, entre outros. A partir da reunião ficou decidido entre os representantes dos municípios que apresentem esses meios aos gestores e dessa forma, cada município possa ter estratégias de cuidado aos servidores.

“É necessário estratégias para cuidar de quem cuida. Os profissionais de saúde precisam estar em perfeitas condições físicas e emocionais para trabalhar e cuidar de quem precisa. Vamos estudar os meios sugeridos pelos profissionais e analisar qual a melhor forma de adaptar as condições de trabalho”, disse o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

Essas sugestões são de alto valor, tanto para os profissionais quanto para os  pacientes, pois o profissional em boas condições físicas e mentais oferece um atendimento de qualidade aos pacientes. Vamos trabalhar para oferecer a todos mais saúde e  qualidade de vida”, declarou o Prefeito Marcos Coelho(MDB).

ASCOM Araguari