Secretaria de Educação em Araguari realizará Seminário de Educação Inclusiva

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará o Seminário de Educação Inclusiva _ “Curso de Intervenção Comportamental e Inclusão para TEA e Atrasos do Desenvolvimento”, oferecendo 80 vagas divididas para professores dos 16 Centros Educacionais Municipais, atendendo professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores regulares.

O Seminário que acontecerá no C.E.M. “João Pedreiro”, nos dias 17,18,19 e 20 de dezembro de 2018, vem sendo preparado com muito cuidado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI, departamento da Secretaria de Educação, com o objetivo de aperfeiçoar os servidores públicos envolvidos no âmbito da Educação Inclusiva, de modo à instruí-los com os melhores conceitos e técnicas aos seus respectivos campos de atuação.

A Educação Inclusiva ainda é um dos maiores desafios do Sistema Educacional brasileiro. Educar na diversidade exige um direcionamento para o estudo de práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e a diversidade nas salas de aula.

O CEMAPE, Centro Municipal de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – “Professor Carlos Lindberg da Silva, criado em 19 de outubro de 2018, pela lei municipal nº6098, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, tem como finalidade o aperfeiçoamento dos profissionais do quadro dessa pasta e a formação continuada dos professores e educadores da carreira do magistério público municipal. Dessa forma, através do NAI, o CEMAPE trás para o Seminário de Educação Inclusiva palestrantes conceituados na área, sendo Dr.ª Aída Teresa dos Santos Brito, psicóloga e Doutora em Educação, e Dr. Lucelmo Lacerda de Brito, professor de História, Doutor em Educação e autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”.

“A formação continuada possibilita ao professor a atualização e a transformação de sua prática profissional, dando acesso ao conhecimento e ao exercício da reflexão, permitindo a ressignificação dos princípios e a perspectiva de mudar os padrões já construídos. Com base nesse princípio é que realizaremos o Seminário, permitindo aos professores de AEE e professores regulares da rede Municipal de Ensino o aprimoramento de práticas inclusivas que atendam as necessidades do educando público alvo da educação especial.” Ressaltou José Carlos Macedo de Oliveira, Secretário Municipal de Educação.

O prefeito Marcos Coelho de Carvalho (MDB) afirmou o apoio ao evento. “A qualidade do ensino oferecido e a inclusão, garantindo acesso igual a todos os educandos, é uma preocupação constante da Prefeitura de Araguari. Cabe a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com seus departamentos responsáveis, promover ações que contribuam para o desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva, oferecendo atenção à educação de qualidade para todos com respeito às diferenças.”

ASCOM Araguari