Agentes de Saúde de Campina Verde realizam Blitz Educativa sobre o Outubro Rosa

Nossos Municípios

As ações do Outubro Rosa já estão acontecendo em Campina Verde, equipes de Agentes Comunitários de Saúde acompanhados dos Enfermeiros Leonardo Tostes, Tânia Mara e Fernanda Barcelos, realizaram na manhã desta quinta-feira 18, uma blitz educativa com o propósito de orientar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

A Blitz Educativa aconteceu na Rua 26, esquina com a Avenida 13, os motoristas e pedestres que passaram pelo local receberam material informativo sobre o câncer de mama e colo de útero, seus principais sintomas, fatores de risco, métodos de prevenção e diagnóstico precoce. Também foi realizado a aferição de pressão para as pessoas que passaram pelo local.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor, e existem vários tipos de câncer de mama, alguns possuem seu desenvolvimento mais rápido enquanto outros são mais lentos.

19-10 Campina Verde Blitz Educativa

No Brasil estima-se que existam mais de 59 mil casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio, ou seja 2018 a 2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Outro fator preocupante é o câncer de colo do útero, também chamado de cervical, que é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Por outro lado, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Segundo o INCA o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, ficando somente atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, estima-se que somente este ano mais de 16 mil novos casos foram diagnosticados, por isso é importante a realização de exames periódicos para possíveis diagnósticos precoces.

ASCOM Campina Verde