Minas Gerais lidera inscrições na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013

Notícias Gerais

Passa de 1.300 o número de atividades cadastradas de 50 municípios e 68 instituições

O estado de Minas Gerais está com o maior número de atividades cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2013. Já são mais de 1.300 atividades cadastradas de 50 municípios e 68 instituições. A 10ª edição da SNCT, que acontece entre os dias 21 e 27 de outubro, é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, bem como estimular o ensino e o conhecimento científico. Em Minas, o evento conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e terá como tema principal “Ciência, Saúde e Esporte”.

Ciencia e Tecnologia

Mobilização

O Estado está mobilizando instituições de ensino, por meio da Coordenação da SNCT, que está na Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental da Sectes. Os Polos de Inovação estão colaborando na mobilização dos municípios buscando parcerias com prefeituras e escolas para ampliar as atividades inscritas.

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vem se mobilizando fortemente para a SNCT 2013. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) montaram uma comissão que promove ações durante a semana. Eles organizam também a feira Ciência Viva e a Mostra Brincando e Aprendendo, que favorece a participação da comunidade, além de um banco de palestras, oficinas e visitas técnicas, oferecidas por pesquisadores da UFU e do IFTM.

Crescimento

Neste ano, Minas pretende superar a marca de atividades realizadas em 2012 e, para isso, conta com uma equipe que desde o mês de janeiro vem mobilizando o estado a participar ativamente da Semana. A expectativa é que Minas dobre o número de atividades. O estado conquistou, no ano passado, o primeiro lugar em número de municípios, 133, e o maior número de instituições de ensino inscritas, 263. Em relação ao número de eventos, Minas Gerais conquistou o terceiro lugar, com 3.431 atividades.

Para a coordenadora da SNCT no Governo de Minas, Lívia Leão, a Semana é uma das principais ações de popularização da ciência no Brasil. “As atividades que as escolas e as instituições promovem, por meio de alunos e professores, são brilhantes na divulgação da C&T e isso traz benefícios para quem participa”, comenta. Ela destaca que o principal desafio é despertar novas vocações nos alunos, gerar maior interesse pela pesquisa e o olhar curioso sobre temas voltados para a ciência e tecnologia. “Precisamos de cada vez mais professores, pesquisadores e alunos desenvolvendo seus projetos, pois são eles que alimentam e fazem acontecer a Semana”, finaliza.

Premiação

Sucesso em 2012, este ano também contará com um desafio para impulsionar atividades. Aproveitando a temática da Semana, foi criado o Desafio + Ciência, para fortalecer e incentivar a semana em Minas. O objetivo é motivar as escolas públicas e privadas de todos os municípios mineiros a participarem efetivamente da SNCT, realizando atividades criativas e lúdicas relacionadas a temas diversos e ao tema principal da Semana. A escola que conseguir realizar o maior número de atividades será considerada vencedora do desafio e premiada com viagens e passeios a museus de C&T em Minas e no Brasil, assim como o munício e a instituição que realizar mais atividade. Todas as iniciativas devem ser cadastradas no site da SNCT: www.semanact.mct.gov.br.

Edital aberto para a Semana de 2014

O MCTI está com edital aberto para apoiar a realização de projetos e eventos de difusão, popularização e educação científica junto à sociedade brasileira, em universidades, instituições de pesquisa e ensino, museus, centros de ciência, planetários e outros espaços científico-culturais, fundações, entidades científicas e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, atuantes em Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa visa à difusão e à popularização da ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, prioritariamente as atividades realizadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, além de outras iniciativas que promovam a divulgação científica e a melhoria da qualidade do ensino em ciências, voltadas à população em geral. As inscrições vão até o dia 30 de outubro.

da contribuição dos museus e centros de ciência para o ensino. Também haverá palestras focadas no esporte, como “O Futebol como Elemento Cultural de Belo Horizonte” e “Futebol, Linguagem e Artes Letras”, entre outras.