Secretaria de Políticas Sobre Drogas promove ações em escolas de Araguari

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, promoveu durante a semana um trabalho lúdico de prevenção ao uso e abuso de Drogas. As atividades foram desenvolvidas nas escolas C.E.M. José Inácio e E.E. Professora Katy Belém.

Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack. É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS.

A escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade. Por causa disso, os professores têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.

Nas duas escolas as atividades foram realizadas no turno vespertino com alunos do pré-escolar ao 5º ano levando informação qualificada aos estudantes e muita alegria. A maioria das ações de prevenção ao uso indevido de drogas está focada no público adolescente. Entretanto, em função do primeiro contato com as drogas ocorrer em idade escolar e estar cada vez mais precoce, tem-se verificado a tendência de trazer essa discussão para o ambiente escolar mais cedo.

15-10 Araguari Drogas

“A prevenção primária do uso de drogas na escola traduz-se em um conjunto de ações educacionais a serem postas em prática, de maneira consistente desde a pré-escola, passando pelo ensino fundamental, até o ensino médioAs crianças menores são excelentes disseminadoras de informações, levando aos pais e familiares aquilo que aprenderam de forma lúdica. Outro fator a ser considerado é o de que a prevenção realizada com ‘educação afetiva’ gera resultados mais eficientes.” Afirmou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza.

“Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas a maioria não têm tempo para se capacitar e organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante. Diante dessa realidade as escolas têm procurado parcerias como a da Secretaria de Políticas Sobre Drogas para o desenvolvimento de atividades de prevenção ao uso de drogas. É necessário conscientizar sobre o malefício das drogas, para que possamos reduzir o índice de usuários e assim a população ter mais qualidade de vida”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

ASCOM Araguari