Araguari sanciona lei para convênio de participação tributária das empresas LD Celulose e LD Florestal

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari sancionou na terça-feira (09) o Convênio de Participação Tributária que tem por objetivo definir os percentuais aplicáveis para a repartição do VAF – Valor Adicionado Fiscal gerado no Projeto Amadeus, pelos contribuintes LD celulose S.A e LD Florestal (conhecida como Duratex).  A distribuição será entre os municípios de Araguari, Indianópolis, Romaria, Estrela do Sul e Nova Ponte.

Participaram da solenidade o Prefeito Marcos Coelho(MDB), juntamente com os secretários municipais, membros da sociedade civil e os vereadores: Luiz Construtor (PSDB), Wesley Lucas (PPS), Ana Lúcia (PTB), Wanderlei Inácio (PRTB), Guilliano Sousa (PTC), Douglas Tosta (PP) e Warley Maravilha (PMB).

11-10 Araguari Lei Florestal

O Valor do VAF será dividido entre os Municípios fornecedores de madeira para a aludida Sociedade Anônima, integrantes do plano de partilha estabelecido através da Ata de Reunião formalizada em 7 de abril de 2014. Dessa forma os prefeitos resolveram pela divisão seguindo a seguinte fórmula: Aos 2 Municípios que receberem a implantação da sede da aludida indústria, caberá o importe de 52% do montante, ou seja, 26% para cada. E aos outros 3 Municípios fornecedores de madeira receberão cada um deles o montante de 16%, totalizando 48%.

O Projeto Amadeus é uma parceria da Duratex com o grupo austríaco Lenzing para produção de celulose solúvel do tipo viscose. Conhecida pela fabricação de painéis de madeira, louças e metais sanitários, a Duratex e sua parceira vão investir US$ 1 bilhão na nova fábrica, que terá capacidade de 450 mil toneladas por ano. Será a maior linha de produção de celulose solúvel do mundo. O segmento responderá por um terço dos resultados da companhia quando a fábrica estiver à plena capacidade. O investimento na região do Triângulo Mineiro será de aproximadamente 1 bilhão de dólares. A expectativa é de geração de 2 mil empregos.

“Nos empenhamos, até mesmo em sessão extraordinária para aprovar essa lei que só trará benefícios para a cidade. Por unanimidade aprovamos a Lei e esperamos que o progresso seja sempre uma característica do município. Parabenizo a Administração do Prefeito Marcos Coelho pelo empenho em proporcionar aos cidadãos mais qualidade de vida e melhores condições”, ressaltou o Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio de Oliveira.

O Prefeito Marcos Coelho falou da importância da sanção da Lei. “O Município precisa de progresso. A vinda da empresa para a cidade é uma forma de atender os anseios da população, com geração de empregos e renda. Nossa função enquanto administração pública é oferecer o bem comum. Agradeço a Câmara de Vereadores pelo trabalho desempenhado no intuito de aprovar a lei. A administração vai continuar trabalhando para oferecer mais qualidade de vida à população”, disse o Prefeito.

ASCOM Araguari