Araguari: SAMU completa trinta e cinco dias de serviço

Nossos Municípios

Há exatos trinta cinco dias, mais precisamente, às 07 horas do dia 03 de julho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, iniciava suas atividades nos 26 municípios associados ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde, Rede de Urgência e Emergência da Regional Triângulo Norte (CISTRI).

De acordo o relatório do CISTRI, o município de Araguari, registrou 657 atendimentos nestes 35 dias. Em Araguari foram 657 atendimentos no geral, sendo 169 solicitações de orientações médicas e 415 com causas clínicas, 213 pessoas eram acima de 60 anos e 335 do sexo feminino.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

“As expectativas são boas neste início, sendo confirmada pelo próprio pessoal do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Uberlândia, a UFU, para onde são encaminhados os casos graves. Enfrentamos situações apreensivas nos primeiros dias, quando muitos acreditavam que poderia tumultuar os atendimentos. O que não está acontecendo, pelo contrário, há uma redução de pessoas encaminhadas através de ambulâncias”, comentou o Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo Alvim.

“O SAMU ordenou e qualificou o fluxo. A Central de Regulação identifica qual é a unidade de saúde mais próxima e preparada para o atendimento. Além da equipe médica que acompanha as ambulâncias já darem início ao atendimento para estabilizar eventuais situações críticas. Hoje o SAMU é uma realidade graças ao empenho do Cistri, da AMVAP e de todos os Prefeitos das cidades atendidas”, destacou o Prefeito de Araguari, e atual Secretário Executivo do Cistri, e Presidente da AMVAP Marcos Coelho (MDB).

Ascom Araguari