Araguari: alunos da Rede Municipal de Ensino visitam a ETE Central

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na manhã de terça-feira (12) uma visita técnica dos alunos do C.E.M. Papa João XXIII a ETE Central – Estação de Tratamento de Esgoto Central. A visita foi acompanhada pela promotora Lilian Tobias, curadora do Meio Ambiente em Araguari, pelo Comandante do 2º Pelotão da Polícia de Meio Ambiente, Tenente Sérgio Quirino, pelo  subcomandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Lucenildo Batista, professores do IMEPAC e a equipe da Secretaria de Educação, juntamente com o Secretário José Carlos.

A construção da ETE está orçada em 39 milhões e 500 mil Reais.  O projeto teve início em 2006, elaborado pela empresa Tec Minas, de Belo Horizonte. Em 2007, o projeto foi suspenso devido à necessidade de adequações, sendo aprovado em 2013, pelo Ministério das Cidades.  Para a elaboração do projeto, foram investidos aproximadamente 600 mil Reais. Os recursos de 32 milhões de Reais foram conquistados através de financiamento pelo Governo Federal e o restante foi contrapartida do Fundo Municipal da SAE. O início das obras foi em setembro de 2016 e a primeira parte foi  concluída pelo 2º Batalhão Ferroviário. As obras da ETE foram reiniciadas em março de 2017, após ajustes determinados pela Caixa Econômica Federal.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

A estação terá estrutura para tratar 80% do esgoto da cidade. Hoje o esgoto tem 13 bacias das quais 12 serão de responsabilidade da ETE Central. O restante do esgoto já é tratado por outras duas ETE’s já existentes nos bairros São Sebastião e Novo Horizonte. A estação terá: caixa de controle, 4 reatores, filtro biológico, decantadores dentre outras estruturas.

O tratamento do esgoto será biológico, dessa forma não será necessário uso de produtos químicos. A água devolvida ao rio terá 90% de pureza podendo ser usada em irrigação de plantas maiores, como eucalipto, seringueira entre outras.  Além da água a estação também cuidará dos resíduos sólidos e o lodo existentes no esgoto coletado. Eles serão destinados ao Aterro Sanitário após o tratamento.

“É preciso ensinar as novas gerações como preservar o meio ambiente e como cuidar da água. Os alunos que hoje visitam a estação têm uma oportunidade ímpar de aprender como a administração pública se preocupa em conservar os mananciais e aprender também como cuidar do meio ambiente”, ressaltou o Secretário de Educação, José Carlos.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou da construção da estação. “É uma das maiores obras do estado de Minas Gerais e o seu funcionamento trará quase 100% de tratamento do esgoto. Isso é cuidar do meio ambiente, o Córrego Brejo Alegre terá vida novamente e com isso a população araguarina terá mais qualidade de vida”, declarou o Prefeito.

O itinerário no perímetro da ETE foi orientado  pelos engenheiros  Mateus Mendes e  Carlos Trindade da Prefisan Engenharia, empresa responsável pela construção da estação, que explicaram aos visitantes todo o processo de tratamento do esgoto, desde a coleta do esgoto por dutos até a liberação da água no rio.

Ascom Araguari