Amvap e CISTM realizam assembleia geral conjunta em Uberlândia

Notícias em Destaque

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap realizou na manhã desta terça-feira (27/03) sua 295ª assembleia geral ordinária. Na reunião os prefeitos acompanharam uma apresentação sobre a 1ª Rodada Panamericana de Negócios – Expedición Brasil Panamá, uma oportunidade para o desenvolvimento logístico integrado visto a possibilidade de comercialização de produtos locais com o restante do mundo.

O presidente da Amvap e prefeito de Araguari, Marcos Coelho, elogiou a inciativa e na oportunidade também fez um convocatório aos prefeitos para participarem da XXI Marcha a Brasília em defesa dos Munícipios. A marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, e acontece nos dias 21 a 24 de maio na capital federal.

Em entrevista a TV o presidente da Amvap destacou a importância da união entre os prefeitos na busca de respostas no atraso em repasses do Estado e da União. “Isso causa uma deficiência no caixa do município. Não está fácil governar. Nós somos sacrificados pelo governo do estado e com isso o município entra em colapso” disse Marcos Coelho.

Pres. da Amvap e pref. de Araguri - Marcos Coelho. Foto: Luiz Otavio Petri
Pres. da Amvap e pref. de Araguri – Marcos Coelho. Foto: Luiz Otavio Petri

A assembleia também destacou aos gestores municipais os cursos que realizados pela Amvap. Em abril serão dois temas: Gestão do Patrimônio Público dias 10 e 11 de abril e Gestão de Contratos no dia 25 de abril.

Também foi destacado aos prefeitos o alerta aos municípios que quiserem se inscrever no prêmio “Prefeito Empreendedor” realizado pelo Sebrae. As inscrições já estão abertas e recebem projetos até o dia 23 de maio. Além de uma apresentação da empresa “Betha Sistemas”: Incremento das receitas próprias.

Por fim o departamento de assessoria em gestão público, por meio do assessor e advogado da Amvap, Dr. Alexandre Paiva, realizou uma palestra falando sobre “O FUNDED e o Duodécimo da Câmara”.

11ª Assembleia CISTM

Em conjunto com a Amvap o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM, realizou sua 11ª assembleia geral ordinária. Na ocasião os prefeitos e secretários de saúde receberam o relatório físico financeiro dos atendimento realizados pelo consórcio nos últimos meses, bem como o detalhamento do montante dos contratos de rateio firmados nesse ano que somam mais 6 milhões de reais, distribuídos em prestação de serviços médicos, transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio e apoio em plantões médicos de urgência e emergência ao Hospital São José, de Ituiutaba.

Assembleias conjuntas Amvap e CISTM. Foto: Luiz Otavio Petri
Assembleias conjuntas Amvap e CISTM. Foto: Luiz Otavio Petri

Os prefeitos também puderam acompanhar o detalhamento das novas consultas, exames e cirurgias contratados. Em janeiro foram licitados e contratados serviços como cintilografia óssea e do miocárdio, cirurgias de calázio, catarata, pterígio, entre outros procedimentos que antes não eram ofertados.

Já em março 33 itens  foram licitados entre os principais ressonância, tomografia com anestesia, arteriografia, polissonografia e consultas especializadas como:  oftalmologia, gastroenterologia, neurologia e gastropediatria.

 O consórcio conseguiu contratar, por exemplo, o exame de ressonância magnética, em Uberlândia,  pelo valor de R$312,00, bem abaixo do praticado no mercado particular.

Outra boa notícia é a contratação dos exames de  tomografia com anestesia e de polissonografia, e a consulta de gastroenterologia, demandas reprimidas apresentadas pelos municípios.

 A medida que o consórcio efetiva a contratação dos procedimentos, estes são disponibilizados aos municípios consorciados para atendimento de suas demandas.