Araguari tira dúvidas sobre transporte escolar

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A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 20, uma coletiva de imprensa pra esclarecer sobre o transporte escolar do município. Na ocasião, estiveram presentes os Secretários de Educação Werley Macedo; a Secretária de Administração Thereza Cristina Griep; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo; o Secretário de Trânsito e Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes; o Secretário de Serviços Urbanos Candido Costa Arruda; o Secretário de Obras Jaime Battaglini, o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza; o Secretário Interino de Governo, Rafael Guedes e o Sub-Procurador do Município Bruno Ribeiro, além dos servidores da Secretaria de Educação e do Departamento de Licitação.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

Também compareceram à coletiva, representando o legislativo, o Vereador Jander Patrocínio (PSB) e o Vereador Maravilha(PMB).

Werley Macedo repassou as informações sobre a licitação realizada em janeiro de 2017 pelo modo de pregão, onde participaram 6 empresas do ramo de transportes. O Secretário esclareceu que esta é uma das maiores licitações realizadas pelo município, com orçamento inicial de 10 milhões e 339 mil reais, com itinerário de 27137 quilômetros.

O representante do departamento de licitações explicou que a empresa Limiar Transportes Ltda vencedora de 9 lotes da licitação, não compareceu para assinar o contrato e não assumiu o trabalho previsto para dia 09 de fevereiro. Dessa forma, como previsto no edital a Prefeitura convocou a segunda colocada, a empresa Reis e França Transporte e Turismo, a qual já havia vencido 1 lote dos 10 licitados, para assumir o transporte.

A Secretaria de Educação informou que a Sessão Pública está marcada para a próxima quarta-feira dia 21 de fevereiro as 16:30h no Departamento de Licitações. Werley enfatizou que a empresa Coopas, atual prestadora do serviço de transporte, não participou do processo de licitação e que na forma jurídica não há possibilidade de continuar o contrato com a empresa. Porém os trabalhadores das vans que desejarem continuar prestando o serviço deverão procurar a empresa que assumirá o transporte, pois segundo os proprietários da empresa é de interesse em continuar com os motoristas que já prestavam o serviço. “Não podemos deixar os mais de 7 mil alunos sem aulas por conta de alguns impasses que aconteceram. Já demos andamento ao processo para que o serviço seja retomado o mais rápido possível, mas se eventualmente não for possível a retomada na quarta dia 21, faremos o transporte com os veículos da Secretaria de Educação até que todo o transporte se restabeleça”, declarou o secretário.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB), enfatizou que não há dividas da atual gestão com a empresa prestadora do serviço e a necessidade de rapidamente o serviço ser restabelecido, “Quando assumimos o governo em janeiro de 2017 havia uma dívida da gestão passada com a Coopas do mês de Dezembro de 2016. Essa dívida está em processo de reconhecimento para que seja liquidada. Na atual gestão não deixamos nenhum período sem pagamento. Todos os pagamentos foram efetuados na data prevista, mesmo com atrasos do governo em repassar alguns recursos”, declarou o Prefeito.

Ascom Araguari