Capinópolis recebe curso de Operadora de Cargas de Rodas

Nossos Municípios

O Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveram na semana passada o curso de pá carregadeira (Operadora de Cargas de Rodas) para duas turmas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

O Instrutor do SENAR, José Maurício, falou a nossa reportagem:

“Esse treinamento de três dias de operadora de cargas de rodas é oferecido para as pessoas que trabalham ou têm algum envolvimento com esse tipo de máquina, para cargas de materiais diversos na propriedade, hoje cada vez mais propriedades estão usando essas máquinas, então há uma necessidade muito grande de treinar esse pessoal e, inclusive, nós já estamos fazendo a segunda turma em Capinópolis essa semana”.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Pergunta: E como está a turma e o aproveitamento?

Zé Maurício: A outra turma foi muito boa, inclusive, tinham três ou quatro que não tinham experiência nenhuma, que surpreenderam e foram além da expectativa. Essa aqui é o primeiro dia ainda e não deu para tirar uma ideia de como está o pessoal, mas eu acredito que será a mesma coisa, é uma máquina muito perigosa, mas extremamente simples e não tem muito segredo a operação dela, o mais são cuidados, manutenções e operar com segurança.

Pergunta: Nós estávamos vendo você checando a lista de manutenção, que tem que ser feita diariamente, agora eles vão entrar na máquina e colocar ela para funcionar?

Zé Maurício: Isso, agora são as partes de conhecimento de comando, então eles têm que ter uma certa intimidade ou verificar que nível de conhecimento eles têm com esses comandos para saber fazer manobras, saber usar os recursos que a máquina tem, porque às vezes o problema maior de não fazer o treinamento é exatamente isso, tem a máquina, mas não tem o conhecimento apropriado para explorar o recurso que ela tem.

Pergunta: E esse pessoal vai sair daqui preparado para trabalhar na máquina?

Zé Maurício: Em geral tem saído, inclusive, na turma anterior já saíram dois empregados, justamente porque falaram para o pessoal da cidade que estavam fazendo cursos, e eles disseram: então eu quero que você trabalhe para mim.

Pergunta: Fale da parceria Sindicado dos Produtores Rurais, Secretaria de Agricultura e Senar para promover esses cursos.

Zé Maurício: Se não tivesse essas parcerias seria bastante difícil a realização. O Senar entra com o recurso, o Sindicato entra com o recrutamento do instrutor para dar o treinamento e a Secretaria de Agricultura entra com o apoio logístico, às vezes algum material, algum tipo de situação que a gente possa estar trabalhando com os recursos que ela disponibilizar.

Pergunta: Em 2017 nós tivemos a oportunidade de acompanhar você aqui em Capinópolis várias vezes. Em 2018 será assim?

Zé Maurício: Com certeza. Agora eu aposentei na UEMG e estou por conta só do Senar.

John Nix diz que conhecimento não ocupa espaço.

Entre os participantes da segunda turma do curso estava John Nix que falou sobre o curso:

“É um curso muito bom, é mais uma oportunidade para nós, capinopolenses, nos prepararmos para o mercado de trabalho, já que o desemprego na cidade está muito grande e a gente tem que ‘caçar’ melhora para se qualificar para o mercado de trabalho de hoje em dia”.

Pergunta: Eu te conheço há vários anos, você trabalha na família de pedreiros e é um profissional. Está pensando em mudar de atividade?

John Nix: É a gente tem que ter assim mais de uma qualidade de serviço, porque a gente não sabe o dia de amanhã, talvez você está num serviço, mas ali não está dando para suprir as necessidades, você tem qualidade para procurar outro tipo de emprego”.

Ascom Capinópolis