Sindicato Rural, Senar e Secretaria de agricultura promovem curso em Capinópolis

Nossos Municípios

Aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 20, a solenidade de encerramento do Curso Avançado de Derivados do Leite, no Centro de Convenções do Parque de Exposições ‘João de Freitas Barbosa’, quando os participantes do curso expuseram e todos puderam degustar os produtos do curso: queijo suíço, bebidas lácteas e bastante doces de leite.

A instrutora do Senar, Lilian Guimarães, falou sobre o curso:

“Neste curso avançado se aprende a fazer queijos mais sofisticados. Primeiramente eles fizeram o curso básico há alguns meses atrás, e agora fizeram esse, o Derivados II, em que se aprende a fazer queijos franceses, italianos, brasileiros, nordestinos principalmente. Então fizemos bastante queijos aqui, bebidas lácteas, doces de leite.

Pergunta: A gente vê que o Senar se preocupa em ensinar principalmente as condições de higiene durante o curso, não é?

Lilian Guimarães: A gente fala para todos: Você tem que ter matéria-prima de boa qualidade para produzir um produto bom e utilizar as técnicas adequadamente, porque se você utilizar as más práticas, você não terá um produto de boa qualidade no final.

Pergunta: Teve um caso em Capinópolis de uma pessoa que montou uma pizzaria e no primeiro mês disse que ia ficar rico. No segundo mês foi diminuindo e no terceiro mês a pizzaria fechou. O que aconteceu? As pessoas foram com uma expectativa e não gostaram do produto. Por isso que é importante ter um produto de qualidade?

Lilian: Exatamente. E manter o padrão, porque às vezes você começa com um produto muito bom, mas de repente você vai tirando, diminuindo a qualidade do produto para baixar o custo, sendo que o cliente quer um produto padronizado, igual àquele que comeu a primeira vez.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Pergunta: Como foi o aproveitamento dos participantes?

Lilian: A turma teve um desempenho excelente, foi dividida em grupos, eles trabalharam exatamente da mesma forma.

Pergunta: Você disse no encerramento do curso que onde você está, você fala de Capinópolis. O que você fala?

Lilian: Falo que a cidade é muito boa, as pessoas são receptivas, tem pessoas já trabalhando na área de derivados do leite, ou seja, as pessoas daqui fazem o curso e aplicam, por isso que eu mostro isso em outras cidades de Minas, para fazer seguir o exemplo de Capinópolis.

Os participantes do curso comemoram o aprendizado

Para Lúcia Fontoura “o curso foi profissionalizante e todos que participaram podem montar um comércio, podem trabalhar e mostrar para a comunidade um produto de primeira qualidade e com higiene. No meu caso, eu fiz mesmo com a intenção de melhorar meu produto dentro da minha casa e acho que alcancei o meu objetivo. Foi gratificante participar, pois tive um relacionamento harmonioso com os colegas de curso”, disse.

Vera Garcia disse que dava nota 10 para o curso, porque foi um grande aprendizado. “Todos os derivados do leite, incluindo nesse agora o queijo suíço, parmesão, o prato. Parabenizo o sindicato e o Senar. Agora vai da boa vontade de cada um, porque dá até para montar uma mini empresa”.

A mobilizadora do Senar, Sandra Donizete, falou de novos cursos que serão realizados no mês de novembro.

 “Estamos encerrando mais um curso em Capinópolis, que é o Curso de Derivados do Leite e Produtos Especiais, porque são queijos nobres e difíceis de fazer. Para o mês de novembro nós já estamos com inscrições abertas para os próximos cursos. Dessa vez vamos trabalhar com curso de Operação de Pá Carregadeira, que será de 9 a 11 de novembro, e o curso de Manutenção e Operação de Trator, de 13 a 18 de novembro. Vamos trabalhar também com o curso de Pintura em Tecido, mas já fechamos com a Escola de Ensino Especial, para o qual as vagas já estão encerradas. Estão abertas as inscrições para os cursos de tratorista e pá carregadeira.

Pergunta: Esses cursos são importantes, principalmente para as pessoas que estão terminando hoje, que um produto mais requintado, de valor agregado maior?

Sandra Donizete: Sim. Tanto é que puderam participar somente aqueles que fizeram o curso básico primeiro e que adquiriram habilidade para fazer esse, que são queijo mais caros, finos, onde se agrega valor para melhorar a renda familiar.

Pergunta: Mais uma vez o Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com o Senar e a Secretaria de Agricultura procurando melhorar a renda das famílias?

Sandra: A gente sempre trabalha em conjunto e ficamos felizes em ver mais um encerramento de um curso e esperamos que todos os participantes coloquem aquilo que aprenderam em prática, porque quanto ao mercado, você oferecendo um produto com qualidade, todo mundo compra e já temos históricos de vários alunos do Senar que hoje sobrevivem somente com a renda dos cursos do Senar, vendendo doces, vendendo queijos, enfim, os cursos vindos do Senar.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Wesley Barbosa, destacou a importância do aumento da renda familiar do homem do campo.

“Fundamental. Estamos felizes em poder ajudar a várias famílias a aumentar sua renda familiar, principalmente num curso avançado igual a esse, onde se aprende a fazer queijos finos”, disse.

A Secretária de agricultura, Marcela Alves, falando em nome do governo municipal, destacou a importância de trabalhar em parceria.

“Essa é a melhor forma para ajudar as famílias de Capinópolis a terem um aumento na sua renda”, disse.

As secretárias de Educação e Cultura, Iracilda Duarte, e a de governo, Ieda Zanotto, prestigiaram a solenidade de encerramento levando o abraço do prefeito Cleidimar Zanotto, a todos os participantes do curso e aos parceiros em mais essa empreitada.

Ieda falou também da vinda do Cozinha Brasil que vai ministrar cursos de culinária através da UAITEC, ensinando a fazer comidas especiais para diabéticos, hipertensos e outros.

Ascom Capinópolis