Campina Verde terá revitalização em barragem de captação d’água

Nossos Municípios

O prefeito Fradique Gurita e o vice Douglas Barbosa receberam na tarde desta terça-feira 01, os representantes da empresa CVP Construtora Vale do Paraopeba Jean Carlos Paiva Supervisor de Obras e o especialista em Estruturas Metálicas Junior Maia, além do Gerente da Copasa Geder Barbosa de Almeida, o objetivo da reunião foi para discutirem e avaliarem o projeto de revitalização da barragem construída pela Copasa na Estação de Tratamento de Água no Rio Verde.

De acordo com Jean Carlos a obra terá inicio nos próximos dias, e será dividida em duas etapas, sendo a primeira concluída ate novembro, época em que começa a piracema e a outra etapa depois do período chuvoso em 2018.

Foto: Ascom Campina Verde
Foto: Ascom Campina Verde

Essa primeira etapa terá como objetivo obstruir a atual barragem, que tem dificultado aos peixes na época da piracema de subirem o rio para se reproduzirem. Segundo Jean Carlos a construção da atual barragem foi feita de forma incorreta e veio a causar erosões na margem esquerda do rio, no município vizinho de Itapagipe.

Para corrigir os problemas a empresa CVP vai montar uma base de apoio nas dependências da fazenda do senhor Euller Matos onde o processo de erosão esta avançando drasticamente. De acordo com o Jean Carlos, só para corrigir o problema da erosão serão gastos mais de 200 caminhões de terra, replantar o capim e também as árvores que caíram com o passar do tempo.

Para Jean, essa etapa da obra vai estar concluída ate o final do ano, antes do inicio do período chuvoso. A outra parte será a reconstrução da barragem que terá uma inclinação de 45 graus para facilitar a subida dos peixes no período da piracema.

Ascom Campina Verde