Amvap alinha encontro técnico do TCE-MG com os municípios

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Reunião técnica de planejamento foi realizada na sede da Amvale em Uberaba

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE-MG, realizou na manhã desta sexta-feira (02/06) uma reunião de planejamento de um encontro técnico com os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A reunião foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – Amvale, em Uberaba-MG.

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap esteve representada pela secretária executiva, Maria Pedrosa e o assessor de comunicação, Luiz Otavio Petri. A Amvap é parceira na realização do encontro: “O Papel do Tribunal de Contas no Controle da Educação”. Todos os municípios das associações microrregionais das regiões do Triângulo Norte e Triângulo Sul devem participar do encontro técnico nos dias 29 e 30 de junho.

Reunião realizada na Amvale - Uberaba
Reunião realizada na Amvale – Uberaba

A Amvap deve mobilizar as secretarias municipais de educação por meio de seu Conselho Intermunicipal de Educação – CIE/Amvap. A proposta deve contemplar até a junção da reunião mensal do CIE/Amvap com o encontro técnico regional, motivando assim a troca de experiências no fomento da educação regional.

O encontro, no fim do mês, em Uberaba traz temas envolvendo o controle da qualidade da educação no Estado, Metas do PNE – Plano Nacional de Educação, receitas, despesas e gestão financeira das Caixas Escolas, educação empreendedora, dentre outros.

Além do apoio das associações microrregionais na realização do encontro o TCE-MG conta com o incentivo de entidades como o Sebrae-MG, a UFTM e a Uniube, com a capacitação dos conselheiros da educação.

Reunião realizada na Amvale - Uberaba
Reunião realizada na Amvale – Uberaba

O evento, além de temas pontuais para educação, discute ao longo de dois dias novas diretrizes para educação no estado e até o lançamento na região do projeto “Na ponta do lápis: a Escola na formação, o Tribunal na fiscalização”. A ferramenta tecnológica busca oferecer aos secretários de Educação dos 853 municípios mineiros um mapa das instituições escolares que exigem mais atenção.