Presidente da Amvap busca aproximar diálogo entre prefeitos e Estado

Notícias em Destaque

Ipiaçu:  O presidente da Associação dos Municípios da Microrregional do Vale do Paranaíba – Amvap e prefeito de Ipiaçu – Leandro Luiz de Oliveira vem buscando discutir com todos os prefeitos ações conjuntas para que a região possa ser melhor ouvida e atendidas as demandas de anseio da região pelas esfera de governo estadual e federal.

Nesta semana o presidente da Amvap viajou a capital mineira com outros prefeitos da região, a convite do assessor do Governo, Joedis Marques, onde agendou reuniões junto a alguns órgãos do Governo Mineiro entre eles a subsecretaria de Assuntos Municipais, a COHAB, além de uma audiência com o secretário de Estado de Saúde.

Da esquerda pra direita: Ualisson Carvalho Silva – Pref. de Canápolis, Elson Martrins – Pref. de Centralina, Fued Dib – Pref. de Ituiutaba, Cleidimar Zanotto – Pref. de Capinópolis, Leandro Luiz de Oliveira – Pres. da Amvap e Pref. de Ipiaçu e Wender Araújo – Pref. de Gurinhatã. Foto: Ascom Ipiaçu.

“Muitas vezes temos ido a Brasília e Belo Horizonte e com “pires” não mão, vamos mendigar recursos para os nossos municípios, e quanto menor o município, mais difícil é de conquistar recursos ou outros benefícios, porém, quando trabalhamos em conjunto, mostrando a força e o potencial de uma região, o atendimento é diferente”, disse Leandro Oliveira.

Ao avaliar a situação da região, o presidente da Amvap afirmou que os problemas vão se alternando ano após ano, contudo, as questões de saúde é o principal desafio a ser enfrentado pelos municípios, em especial os pequenos, onde ainda se pratica a “ambulanciaterapia”, ou seja, pacientes que vivem nas estradas buscando atendimento em municípios maiores. Outros desafios estão na geração de emprego e no próprio equilíbrio nas contas públicas. “Temos duas Usinas de Álcool e Açúcar fechadas no Pontal, e isso mexeu de forma negativa na economia da região, especialmente em Ipiaçu, Capinópolis e Canápolis”, comentou.

A Amvap reúne 24 municípios, cuja economia é forte, sendo uma das regiões com a melhor economia do Estado de Minas Gerais. “Não podemos ficar transferindo os problemas para as cidades maiores. Temos que dar solução em nossa própria cidade, onde o cidadão sabe o nosso endereço e bate na nossa porta o dia a dia. Isso só será feito se trabalharmos em conjunto e para que seja de fato viabilizado, temos que nos reunir, discutir e planejar, pois tudo que se faz com planejamento tem maiores chances de dar certo”, afirmou o prefeito de Ipiaçu.

Ascom Ipiaçu