Conferência Municipal de Assistência Social reúne comunidade e autoridades de toda a região

Nossos Municípios

Na última quinta-feira,  a comunidade santa-vitoriense se reuniu para debater as políticas públicas de assistência social do município. Além de reunir técnicos da área e representantes da sociedade em geral, incluindo distritos e zona rural, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social contou com a presença de dezenas de autoridades locais e da região, contabilizando mais de 300 credenciamentos.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a organização ficou por conta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o apoio de uma Comissão formada por membros dos dois órgãos.

Levantando como tema central A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS, a conferência foi segmentada em seis eixos de debates, onde população, governo e entidades puderam levantar os principais problemas da área social e deliberar propostas para o aperfeiçoamento do sistema.

Em uma abordagem técnica e científica sobre as políticas de assistência social, a mestre em educação e doutoranda em Serviço Social, Ana Lucia Martins Kamimura, proferiu palestra sobre a temática e avaliou as diretrizes públicas, desde a criação do SUAS, há 8 anos, até os dias atuais.

A secretária Cristina Villela avaliou positivamente a Conferência, acrescentando que o evento contribuirá efetivamente com o Poder Público. “A partir das propostas elencadas, poderemos superar alguns desafios que burocratizam o nosso trabalho. Estamos satisfeitos com o resultado final da conferência e principalmente com a grande participação popular”, avaliou Cristina.

O prefeito Genésio Franco reiterou o compromisso da Administração Municipal com o social, destacando todos os avanços da área desde o início do ano. “Estamos trabalhando para diminuir as diferenças sociais da população, melhorando consequentemente a qualidade de vida de cada santa-vitoriense”, pontou o prefeito.

Para a presidente do CMAS, Jaqueline Garcia, que também é coordenadora do CRAS, o evento alcançou êxito graças ao empenho de todos os envolvidos desde a pré-organização à execução do evento e devido à participação maciça da comunidade, que se empenhou para levantar os principais problemas da área social e apresentar sugestões de melhorias.

Prestigiaram o evento, além de autoridades locais, os secretários municipais de Desenvolvimento Social dos municípios de Tupaciguara e Gurinhatã, Francisco Neto e Keila Borges, da diretora da SEDESE Regional, Maria Aparecida Cancella, as coordenadoras do CRAS/Ituiutaba, Denise Franco, do CRAS/Gurinhatã, Délbia Amaral, e do CREAS/Ituiutaba, Ana Flávia Santana.

Novidades para a área social no mês de agosto

 

Segunda-feira (19/08) – O projeto “Aprendendo a Crescer” será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira. As atividades serão realizadas no Centro de Apoio à Família Carente “Totó Bonito”, que foi totalmente reestruturado e adequado para receber o público alvo, que são crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade.

Serão desenvolvidas ações de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários e os jovens terão a oportunidade de participar de atividades educativas, recreativas, artísticas e culturais.

Sábado (31/08) – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o CRAS promovem no fim do mês o 1º Encontro da Família Rural de Santa Vitória. O evento reunirá moradores rurais do município, com uma programação variada que vai das 8h às 17h do sábado dia 31 de agosto. Serão proferidas palestras, com temáticas voltadas para a mulher do campo e ainda haverá Missa Sertaneja para o público presente. Será servido café da manhã e almoço e os participantes ainda receberão certificados.

O encontro conta com apoio da EMATER-MG, do Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e SENAR.