Uberlândia abre curso de formação para voluntários da cidadania.

Nossos Municípios

Uberlândia passa a ser a primeira cidade do interior de Minas a participar do Projeto Voluntários da Cidadania, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O curso, voltado para jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, faz parte de parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex), e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Essa mesma parceria também será responsável pela realização de outros dois projetos de responsabilidade social. Um deles é o Bombeiro Mirim, voltado para crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos de bairros com alta vulnerabilidade social e que participam de atividades dos Centros de Convivência. O outro programa é o Bombeiro Sênior, que atenderá pessoas que frequentam o Centro de Convivência do Idoso. Os convênios com as entidades parceiras foram assinados hoje (7), durante solenidade no auditório do Centro Administrativo.

O projeto em Uberlândia irá atender aos principais programas da Sedest. Inicialmente, serão 500 vagas para o Bombeiro Mirim. Durante quatro a cinco meses, os jovens participantes vão receber noções de civismo, de meio ambiente, combate a drogas em atividades com os bombeiros militares. “Nós estamos trabalhando preventivamente com estas pessoas e Uberlândia terá o melhor em qualidade de vida. Será um trabalho na formação de caráter, com noções de cidadania na educação e saúde”, disse o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros, Tenente coronel Itamar Caetano.

A intenção é preparar os alunos para o enfrentamento de diversas situações no dia-a-dia. Uma atividade socioeducativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade. “Neste ano o município entra como protagonista do projeto. Estamos investindo cerca de R$ 300 mil nos programas que vão atender as três frentes de trabalho da Secretaria, e ainda seremos a primeira cidade do interior de Minas a participar do Voluntários da Cidadania. É nosso compromisso executar projetos para atender bem a cidadde de Uberlândia, uma administração que pensa nas pessoas, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira.

“Este projeto é um sonho de muito tempo, a Constituição Federal, secundada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, prioriza atenção absoluta e vamos poder avançar muito neste sentido. Fico contente com este projeto, visto que em tão pouco tempo a Administração municipal tem priorizado a criança e o adolescente. Este projeto tem tudo para dar certo, acredito tanto que coloquei meu neto para o curso [de Bombeiro Mirim]”, disse Édila Moreira, juíza da vara da Infância e Juventude.

Voluntários da Cidadania

O projeto Voluntários da Cidadania vai atender aos adolescentes e jovens de 16 a 20 anos que participam do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e que cumprem medidas socioeducativas. A princípio, serão 150 vagas. As atividades serão voltadas para o resgate dos valores sociais e de cidadania. Os alunos que são acompanhados pelo serviço social do Creas foram convidados a participar do projeto, ou seja, a inscrição foi voluntária.

Bombeiro Sênior

Ainda dentro da parceria envolvendo Prefeitura de Uberlândia com o Corpo de Bombeiros Militar e UFU, o projeto Bombeiro Sênior atenderá os inscritos nas atividades dos Centros de Convivência do Idoso. Serão 200 vagas para o curso de noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, de trânsito e cidadania. “A gente tem que estar preparado para tudo. Um dia desses precisei ajudar uma amiga que passou mal e não sabia como fazer. Tudo isso que vai acontecer é importante e são instituições sérias que estão envolvidas e eu me interessei”, disse Dironice Aparecida Alves, de 66 anos, frequentadora do Centro de Conviência da avenida Rondon Pacheco.

A parceria é uma das principais marcas da Administração municipal na busca de novas ações. “É importante pelo viés educacional dentro da perspectiva de Uberlândia Cidade Educadora. É uma cidade que planeja, e a Secretaria de Desenvolvimento Social está fazendo isso, o planejamento estratégico para buscar parcerias. Vamos buscar a criança que tem vocação, o jovem que tem vontade e o idoso que tem experiência. É um projeto para gerar novo olhar, oferecer novas oportunidades e com parcerias temos tudo para ele dar certo”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Início das aulas

Dia 19/08

Bombeiro Sênior – no Centro de Convivência do Idoso da avenida Rondon Pacheco, 5.865. Turmas das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h

Voluntário da Cidadania – no Batalhão do Corpo de Bombeiros – Avenida Rondon Pacheco, 5.715. Turmas das 13h30 às 18h

Bombeiro Mirim– no Batalhão do Corpo de Bombeiros – Avenida Rondon Pacheco, 5.715. Turmas das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h30

Fonte: Secom/ Uberlândia