Prefeitos devem indicar servidor para integrar Rede Municipalista

Nossos Municípios

“Conhecimento válido é conhecimento compartilhado”, com essa frase o consultor da confederação Nacional de Municípios (CNM), Mauricio Zanin, convidou gestores municipais a participarem do projeto Rede Municipalista. Ele destacou que os integrantes do grupo de trabalho vão obter conhecimento diverso, inclusive sobre gestão governamental e tramitação de matérias no Congresso Nacional.

De forma simples e dinâmica, o representante da Confederação explicou para os prefeitos o que é a Rede, seu objetivo e de que forma ela pode ajudar o prefeito nas suas atividades cotidianas. A palestra ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, e conforme ressaltou Zanin, a missão também é fazer com que a rede seja uma poderosa ferramenta de atuação municipalista junto aos parlamentares.

Para aderir esse projeto inovador, segundo mencionado na ocasião, o prefeito só precisa preencher um cadastro e indicar um servidor de sua confiança, com personalidade agregadora, articulada e que goste de novos desafios. Após essa etapa, os gestores da Rede vão contatar o servidor indicado para que ele faça um primeiro curso, com duração de 16 horas.

27-10-rede-municipalista

Atuação
Esses agentes devem ser o braço direito dos prefeitos, e devem repassar as informações concedidas pela CNM ao gestor para que ele compartilhe com a população, por meio dos veículos de comunicação local. “Nós vamos fazer o compartilhamento do conhecimento, vamos fazer uma atuação em bloco e vamos tentar a obtenção de conquistas”, ressaltou Zanin.

Nesse aspecto, o vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, que também passou pela plenária, reforçou que o papel dos prefeitos será ouvir o agente e disseminar as informações. Uma das estratégias adotada é entregar um pen drive aos integrantes da rede com todas as publicações da CNM para que esse material seja estudado. Essa e as outras medidas, como uma ficha com as matérias em tramitação do Congresso, devem garantir uma atuação direta e coordenada em todos os Municípios.

Interesse
Dentre os participantes, o prefeito de Cáceres (MT), Francis Maris, contou que já havia feito o seu cadastro, mas que gostaria de indicar mais de um servidor na incluir a Rede. O consultor da CNM esclareceu que apesar de não ser o ideal, é possível apontar mais de servidor local para o grupo de trabalho.

Portal CNM